O tempo pode ser bastante cruel para construções antigas, especialmente aquelas que por alguma razão acabam por perder sua destinação, seja como residência, comércio ou qualquer outro fim.
É o caso destes sobrados geminados localizados nos números 247 a 257 da Rua Teixeira Leite, no bairro da Liberdade, em uma região que é costumeiramente chamada de “Baixada do Glicério”.
Construídos em 1949 trata-se de dois sobrados geminados que comportam quatro residências, sendo duas no térreo e duas no andar superior. Antigamente era muito comum maximizar a ocupação do lote desta maneira, apesar do lado negativo de que as casas do piso térreo construídas nessas condições tendem a ser pouco favorecidas de iluminação natural.
Estas casas eram habitadas até o ano de 2018 quando foram fechadas e emparedadas. As casas vizinhas, tanto à esquerda quanto à direita, também foram desocupadas o que pode indicar que a área pode estar sendo alvo de aquisição por alguma incorporadora.
A “Baixada do Glicério” vem recebendo novos empreendimentos nos últimos anos, como a área do antigo Cine Itapura que deu lugar a um condomínio residencial.
De acordo com a base dados do IPTU*¹ do município de São Paulo estes sobrados pertencem à Hortensia Neves Baré, que possui outros imóveis antigos interessantes na região da Rua dos Estudantes. Nascida em 1922 ela é filha do Dr. Francisco de Paula Neves, médico que também foi célebre jornalista nos jornais A Gazeta e Diário Popular, tendo ele falecido em 23 de setembro de 1958.
Será que estas casas sobrevivem ou logo virão abaixo ? Opine.
*1 – A consulta aos dados do IPTU é pública, podendo ser feita por qualquer cidadão.
Comentarios