Algumas meses atrás, conversando com uma prima minha, lembrei-me de uma antigo sobrado bem deteriorado que desde que eu era adolescente me chamava a atenção, quando ia visitar a minha tia no Parque São Jorge. Não me lembrava exatamente que rua era a do sobrado, apenas que era uma travessa da conhecida rua São Jorge. Até que por muita coincidência um leitor do site enviou-me justamente a foto deste mesmo sobrado:
Ele era localizado no número 490 da rua Santa Maria e lembro-me que quando era bem garoto evitava de passar na calçada dela se já havia anoitecido. Uma das minhas primas sempre dizia que a casa era mal-assombrada, o que me deixava bastante aflito.
Aliás, quase todo mundo acha que alguma residência do bairro onde mora é assombrada. Especialmente quando você é criança ou adolescente, quando a imaginação é bastante fértil e sugestiva.
Porém, ao visitar o Parque São Jorge recentemente, tive a surpresa de que a casa foi realmente assombrada, mas não por fantasmas, mas sim pelo monstro da especulação imobiliária, que mete mais medo do que qualquer espírito zombeteiro por ai.
Como eu não passava ali alguns anos, desde que minha tia mudou-se e posteriormente faleceu, raramente voltava a região. E acabei por descobrindo que o velho sobrado foi derrubado e outro imóvel estava sendo erguido no lugar.
Triste, mas infelizmente faz parte da renovação da cidade, que é dinâmica e não pode parar. Se é difícil proteger o que é tombado, imagine o que não é! Foi mais um memória de minha infância que, daqui por diante, será somente foto e lembrança.
Veja mais fotos do local:
E você ? Lembra-se de alguma casa onde morava quando criança ou quando adulto que tinha ou ainda tem fama de mal assombrada ? Deixe um comentário (e se possível o endereço para irmos investigar)!