Casa – Rua Joaquim Távora, 1484

Alguns bairros de São Paulo, mesmo diante da tremenda pressão que a especulação imobiliária exerce sobre seus imóveis, ainda conseguem manter belas residências antigas. Um destes bairros é a Vila Mariana, um dos  mais queridos pelos paulistanos e que possui construções bem interessantes espalhadas por suas ruas, como esta que abordaremos aqui.

clique para ampliar
clique para ampliar

Localizada no número 1484 da Rua Joaquim Távora, esta bela residência térrea é uma das sobreviventes da região. Este trecho do bairro, compreendido além desta própria rua e também pela Rua Morgado de Matheus, possui ainda belas construções antigas, a grande maioria delas bastante preservadas, como o casarão ocupado pelo excelente We Hostel Design.

Aparentemente está fechada há algum tempo, já que quando estivemos no local o mato crescia pela entrada e não havia nenhuma placa de locação.

clique para ampliar
clique para ampliar

A casa apesar embora de uma arquitetura um tanto quanto simples é bastante agradável. Apesar da simplicidade do imóvel, trata-se de um estilo bastante harmonioso. Note-se no piso de entrada os tradicionais caquinhos vermelhos, típicos das residências paulistanas. Nos dias de hoje, onde imóveis com jardim são cada vez mais raros, ter um em seu quintal é um grande privilégio.

Por fim, observando sua lateral, na Rua Alice de Castro, há a impressão de que a residência perdeu parte de seu terreno quando a rua foi aberta ou ampliada. Algumas de suas janelas, como a do banheiro, dão direto para a rua.

Uma casa como esta precisa ser preservada. Que ela continue de pé alegrando a Rua Joaquim Távora por muito tempo.

Veja mais fotos da residência:
Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Saiba mais, conheça outros imóveis catalogados nesta mesma rua:

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

6 respostas

  1. Uma pena que ela nao esteja sendo preservada em seus minusculos detalhes. Ponho a minha cabeca a funcionar, imaginando a Vila Mariana naqueles tempos. Beleza pura.

  2. Amei esta matéria, pois moro na Vila Guarani, pertinho da V. Mariana e está um horror esta região, estão acabando com as boas casas que tinha por aqui já tem tantos prédios, que o trânsito está horrível.

  3. Douglas, você viu que aquela casa ao lado do Centro Cultural Fiesp, na Paulista, foi demolida?
    Estivemos lá ontem e fiquei bastante triste ao me deparar com a cena.

  4. Ah Douglas. Só agora to vendo suas postagens. Dá uma doe danada de ver essas residências vazias! É da vida o fim de tudo, mas também é da vida sentie saudadws e vontade de que as coisas permaneçam!

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: