Alguns bairros de São Paulo, mesmo diante da tremenda pressão que a especulação imobiliária exerce sobre seus imóveis, ainda conseguem manter belas residências antigas. Um destes bairros é a Vila Mariana, um dos mais queridos pelos paulistanos e que possui construções bem interessantes espalhadas por suas ruas, como esta que abordaremos aqui.

Localizada no número 1484 da Rua Joaquim Távora, esta bela residência térrea é uma das sobreviventes da região. Este trecho do bairro, compreendido além desta própria rua e também pela Rua Morgado de Matheus, possui ainda belas construções antigas, a grande maioria delas bastante preservadas, como o casarão ocupado pelo excelente We Hostel Design.
Aparentemente está fechada há algum tempo, já que quando estivemos no local o mato crescia pela entrada e não havia nenhuma placa de locação.

A casa apesar embora de uma arquitetura um tanto quanto simples é bastante agradável. Apesar da simplicidade do imóvel, trata-se de um estilo bastante harmonioso. Note-se no piso de entrada os tradicionais caquinhos vermelhos, típicos das residências paulistanas. Nos dias de hoje, onde imóveis com jardim são cada vez mais raros, ter um em seu quintal é um grande privilégio.
Por fim, observando sua lateral, na Rua Alice de Castro, há a impressão de que a residência perdeu parte de seu terreno quando a rua foi aberta ou ampliada. Algumas de suas janelas, como a do banheiro, dão direto para a rua.
Uma casa como esta precisa ser preservada. Que ela continue de pé alegrando a Rua Joaquim Távora por muito tempo.
Veja mais fotos da residência:



Saiba mais, conheça outros imóveis catalogados nesta mesma rua:
- Casa antiga demolida – Rua Joaquim Távora, 887
- Sobrado antigo descaracterizado – Rua Joaquim Távora, 167
Respostas de 9
Muito bom seu trabalho….parabéns
Uma pena que ela nao esteja sendo preservada em seus minusculos detalhes. Ponho a minha cabeca a funcionar, imaginando a Vila Mariana naqueles tempos. Beleza pura.
Amei esta matéria, pois moro na Vila Guarani, pertinho da V. Mariana e está um horror esta região, estão acabando com as boas casas que tinha por aqui já tem tantos prédios, que o trânsito está horrível.
Douglas, você viu que aquela casa ao lado do Centro Cultural Fiesp, na Paulista, foi demolida?
Estivemos lá ontem e fiquei bastante triste ao me deparar com a cena.
Ah Douglas. Só agora to vendo suas postagens. Dá uma doe danada de ver essas residências vazias! É da vida o fim de tudo, mas também é da vida sentie saudadws e vontade de que as coisas permaneçam!
casa com muro caído, degradação avançando. pena
Douglas, dá pra saber quem são os proprietários dessa casa na Rua Joaquim Távora?
É possível sim, através do IPTU ou indo ao cartório de registro de imóveis da região, pagando uma taxa que deve estar cerca de R$100
como estava em 07/23: https://maps.app.goo.gl/XPWUDRQYsuBEybJL8