Rua pouco explorada pelos paulistanos que frequentam o centro da cidade, a Rua do Boticário possui algumas peculiaridades bem interessantes.
A mais conhecida delas é o concorrido Restaurante Ita, famoso pelos pratos deliciosos e generosos a preço justo, que já fez do estabelecimento um dos points badalados do centro.
Entretanto, o que mais chama a atenção nesta rua é este belíssimo sobrado antigo, construído entre o final do século 19 e início do século 20:
Localizado no número 68, este sobrado é um bravo resistente do passado. Infelizmente encontra-se em um lamentável estado de penúria sendo constantemente invadido e posteriormente desocupado.
Suas portas e janelas já foram emparedadas algumas vezes, mas volta e mexe são reabertas por aqueles que acham que é correto invadir propriedades alheias.
Outro grande problema enfrentado pelo sobrado é o vandalismo. Toda sua fachada está coberta de pichações, o que não só contribui para degradação visual do local como tira um pouco do brilho de um imóvel de arquitetura rara. Seu estilo é muito comum ao que encontramos nas ruas de cidades de países vizinhos, como Montevidéu e Buenos Aires.
Embora tenhamos aqui uma posição de total discordância ao vandalismo e a invasão clandestina, é evidente que um imóvel desta importância arquitetônica não pode jamais ficar relegado ao abandono.
Esta construção precisa ser devolvida à Cidade de São Paulo, seja como moradia, centro cultural ou qualquer outra utilização. Não é aceitável permanecer nesta situação.
Temos poucas referências deste imóvel e qualquer informação complementar é bem vinda. O único dado que encontramos é que em 1968, quando esta rua chamava-se ainda Amador Bueno, é que havia uma pessoa com o nome A. Ramanauskaite.
Veja mais fotos do sobrado:
Recentemente contamos um pouco sobre a história desta rua, seus diferentes nomes com o passar dos anos e um comparativo fotográfico. Leia aqui.
Comentarios