Casa Ferroviária – Rua Déa Freire, 105

Houve uma época em que as ferrovias eram bastante utilizadas como transporte de passageiros. Nesta período, a Central do Brasil era uma linha ferroviária muito importante, além de bastante ampla. Era muito comum que a empresa mantivesse em áreas próximas às estações ferroviárias, outros imóveis que serviriam aos mais diferentes propósitos. O imóvel abaixo, sito à Rua Déa Freire 105, em Taubaté, é um deles.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga - Clique para ampliar

Razoavelmente conservado e ocupando um terreno amplo, este tipo de imóvel pertencente à Central do Brasil é muito comum próximo de estações ferroviárias em cidades do interior ou mesmo em algumas estações específicas em capitais como São Paulo ou Rio de Janeiro. Simples, mas muito funcionais e bastante amplas, normalmente serviam de residência para o chefe da estação, em uma época que este era um cargo de bastante relevância para o serviço ferroviário.

Apesar de estar precisando de pintura e alguns reparos, o casarão está bastante conservado se levarmos em consideração o lastimável estado que se encontra a Estação Ferroviária de Taubaté há poucos metros dali. Infelizmente parece que nem a concessionária ou a RFFSA tem interesse em fazer uma restauração por completo.

No detalhe da fachada as inicias EFCB (clique para ampliar)

No frontão da residência é possível notar as inscrições E.F.C.B (Estrada de Ferro Central do Brasil) e na porção inferior a inscrição L.E que não conseguimos descobrir o significado (veja as imagens na galeria no final deste texto). Marcas de um passado dourado das ferrovias do Brasil e que hoje praticamente está extinto.

Veja mais fotos deste imóvel (clique na foto para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

2 respostas

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: