A tranquila e simpática Cidade de Taubaté deveria revelar mais surpresas positivas em nossa visita, do que realmente apresentou. Ao contrário de cidades da mesma região, como Guaratinguetá e Cruzeiro, Taubaté parece ter ficado bem para trás das vizinhas no quesito patrimônio histórico. Resta muito pouco das antigas construções da cidade, e mesmo assim o pouco que resta nem sempre apresenta-se nas melhores condições. Coloco como o exemplo a Estação Ferroviária de Taubaté.
A atual estação da cidade, construída em 1923 (o prédio anterior era de 1876), é apenas mais um grande exemplo do abandono lamentável que se encontram a grande maioria das estações ferroviárias espalhadas pelo Estado de São Paulo. A velha estação está muito mal conservada, em uma situação triste de abandono e descaso que é possível notar logo ao se chegar diante da antiga parada.
Diante estação a primeira coisa que se nota é que a pequena cobertura na entrada está muito danificada. Olhando mais para o alto percebe-se que o telhado da torre está também bastante destruído, fazendo com que o interior da estação sofra com com entrada de água das chuvas. Focos de infiltração na fachada também são facilmente encontrados, além de ter alguns pedaços da própria fachada que já descolaram da parede.
Mas engana-se quem pensa que apenas a porção exterior da velha estação encontra-se abandonada. Seu interior está ainda pior, com vários pedaços do forro que já cairam, madeiramento apodrecido, portões enferrujados e, também, um certo acúmulo de lixo.
A atual ocupante da área, a MRS, sequer faz o básico que seria manter o local limpo e conservado. Parte da estação e algumas dependências ao lado dela são utilizadas pela empresa como depósito, o que causa ainda mais revolta. Porque o poder público permite que uma empresa ocupe uma estrutura e não a obriga a mantê-la em condições decentes ? Deixá-la como está só aumentará ainda mais os gastos futuros com restauração, se é que um dia veremos isso acontecer no local.

Uma multidão aguarda na gare da estação a chegada do empresário Félix Guisard em 1919.
Enquanto o tempo passa a população de Taubaté assiste a degradação daquela que é uma das mais belas estações ferroviárias da antiga Central do Brasil deteriorar-se cada vez mais. As estações ferroviárias brasileiras parecem estar amaldiçoadas ou fadadas ao abandono.
Saiba mais:
- Descubra mais detalhes sobre a Estação Ferroviária de Taubaté no site Estações Ferroviárias
- Conheça outras estações ferroviárias catalogadas aqui no site São Paulo Antiga
Veja mais fotos da estação ferroviária (clique na miniatura para ampliar):
Comentarios