Residência do Cel. Carvalho e Melo

Em um outro texto aqui no site mencionei um palacete que temos o endereço antigo, pré mudança da numeração que ocorreu em São Paulo na década de 1930, o que infelizmente como ele foi demolido torna impossível descobrir em que lugar exato da rua ele estava. Na pior hipótese a rua era conhecida.

Aqui apresento um caso mais complicado. Trata-se de uma casa em que sua única fotografia está escrita apenas “Residência do Coronel José Francisco de Carvalho e Melo em Higienópolis”. A imagem é do já distante ano de 1917.

clique na foto para ampliar

Trata-se de uma elegante residência, com um aspecto que nos remete a um casarão, que aparentemente está construído de esquina do que virá a ser futuramente um cruzamento de ruas (lado esquerdo). A fachada principal da casa fica para a rua já existente.

Entre os belos detalhes que se destacam na residência faço menção especial ao que parecem ser três painéis de azulejos decorando a área.

José Francisco de Carvalho e Mello faleceu aos 81 anos de idade em 21 de setembro de 1956 e na ocasião já era viúva de Armilla Sá Vasconcelos Melo. O recorte abaixo é da edição do jornal Correio Paulistano publicado no dia seguinte ao falecimento.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Uma resposta

  1. Se ele morreu aos 81 anos em 1956, ainda seria possível rastrear o paradeiro dos filhos e mais ainda dos netos para se saber a história desta casa. De qualquer forma é um belo imóvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.