Onde restaurar livros antigos em São Paulo ?

Ter um acervo grande de livros antigos significa estar em constante atenção e cuidados com o acervo. Aqui no São Paulo Antiga há anos venho montando uma considerável biblioteca temática, especializada em livros de história de São Paulo (Cidade e Estado), Brasil e crimes.

Os livros são adquiridos em sebos e também em leilões. Entretanto o grande problema é que muitos são exemplares com uma ou no máximo duas edições e por isso acabam por chegar em minhas mãos em péssimo estado de conservação, algumas vezes cheio de furo de traças e até esfarelando-se.

Na foto, livro de 1896 deteriorado

Assim, é necessário todo um cuidado especial para que livros recém chegados e possivelmente contaminados não sejam colocados na prateleira junto a demais exemplares já higienizados. Aqui em nosso acervo recebemos livros todos os meses, então a atenção é constante.

A pergunta que muitos leitores nos fazem é: Onde restaurar livros antigos em São Paulo ?

Na foto livros de nosso acervo antes do restauro

Certamente existem vários lugares na capital paulista aptos a fazer restauro de livro com qualidade. São Paulo aliás é sede da ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro – que além de defender os interesses de trabalhadores deste segmento, oferece cursos, dicas e grupo de estudos relacionados ao restauro.

Porém, penso que a escolha de um restaurador de livros é tão importante quanto a de um mecânico especializado ou mesmo um médico. Por isso, prefiro indicar profissionais com quem eu trabalho.

Livro das noivas, de 1896, que chegou até o acervo praticamente esfarelando

Mais antigo sebo e livraria de São Paulo, a Calil é um verdadeiro paraíso para os amantes de livros antigos e títulos raros. Fundada por Libano Calil, a loja é tocada por sua filha e também bibliófila Maristela Calil.

Além dos títulos disponíveis para venda, postais e outros materiais relacionados ao mundo dos livros, a Calil também dispõe de um ótimo serviço de restauração e encadernação que desde 2015 nos atende de maneira dedicada e satisfatória.

Abaixo alguns exemplares que retirei recentemente do restauro com eles:

O custo de restauro e encadernação na maioria dos casos que levei ficou na faixa de R$120,00*¹*². Acho um preço bastante justo pela qualidade do trabalho empregado e também pelo fato de ser um serviço artesanal que requer tempo e dedicação.

E lembre-se: não se deve deixar um livro raro ou de estimação nas mãos de quem você não tem referência. Escolha sempre muito bem o profissional que irá trabalhar com seus acervos.

*1 – Preços avaliados em março/2018.
*2 – Lembre-se: os preços variam de acordo com o estado de conservação do seu livro e do acabamento desejado.

Serviço:
Livraria Calil Antiquária
Rua Barão de Itapetininga, 88 – 9º Andar
Centro – São Paulo, SP
Telefone (11) 3255-0716

Na galeria abaixo, mais fotos de livros restaurados por eles:

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Edifício Mercúrio

Projetado em 1952 e inaugurado em 1957 o Edifício Mercúrio durou pouco mais de 50 anos. Deteriorado e no alvo de uma política equivocada que visa a demolição ao invés de recuperação, foi abaixo em 2011.

Leia mais »

Quem foi Batuíra ?

Espírita e abolicionista, Batuíra foi uma importante personalidade paulistana do século XIX. Conheça sua história.

Leia mais »

11 respostas

  1. Jamais imaginei que aqui em São Paulo tinha um serviço desses, prova de que aqui nessa cidade nós temos de tudo mesmo.

  2. Muito legal a matéria, sobre algo de interesse de muita gente e que é tão pouco comentado.

    Detalhe importante para até colocar exemplo de valor, coisa que muita gente oculta sei lá porque, mas que é muito útil para quem se interesse.

  3. Prezado Douglas, sou leitor de sua página com alguma frequência. Dou-lhe os parabéns pelo magnífico trabalho de preservação e divulgação da história. Lendo sua matéria sobre restauração de livros, você feriu tecla que soa bem afinada em mim. Livros antigos são uma de minhas paixões. Não conheço o serviço de restauração da Livraria Antiquária Calil, mas pelo que pude ler e observar, a qualidade justifica a menção. Não entro em sebos há muitos anos, e nos do centro velho e novo de São Paulo, já perdi a conta. A internet, com diversas opções de busca em portais como Abebooks (o que mais uso), ZVAB e outros, tornou mais cômoda a pesquisa de raridades, ao mesmo tempo que nos fez “acomodados”. Não é a mesma a sensação de achar por acaso, escondida nas estantes e prateleiras de antiquárias, uma obra procurada há muitos anos, e a de adquiri-la on line. Dito isso, permito-me indicar outro endereço que executa restauração de livros e documentos em papel e é de inteira confiança:

    https://grafica.sp.senai.br/institucional/1376/0/conservacao-e-restauro-de-documento

    O Laboratório de Conservação e Restauro do Senai, na Mooca, já me tem proporcionado alegrias. Tenho vários volumes a ele confiados, em processo de desinfecção, limpeza e restauração, obras raras desde o século XVI até o XIX. Não sei se conhece o trabalho dessa equipe de especialistas muito dedicada. Para mim, vale a pena o registro. Deixo-lhe a indicação para que a divida com seus leitores interessados e necessitados de serviço tão delicado quanto especializado.

    Aproveito a oportunidade para desejar-lhe felizes festas e a continuidade exitosa de seus esforços de manutenção da memória de São Paulo.

    1. Também tenho paixão por livros, e quero restaurar minha Enciclopédia Barsa de 1974, e diversos outros livros da coleção. Em um tempo onde nem mesmo por quilo as pessoas se interessam pela compra de tal material, devido à internet, faço questão de guardar e ter de enfeite, pois adoro livros impressos. Creio que o mais antigo que tenho é um Dicionário Italiano Português, de 1896, se não me falha a memória, que era de meu pai, imigrante italiano. Também tenho outros livros que necessitam de uma restauração, biografias de São Francisco de Assis e Rita Hayworth. Só mesmo o São Paulo Antiga para nos fornecer essa informação valiosa, Douglas Nascimento. Meus parabéns, mais uma vez. Já faz tempo que quero restaurar as capas dos meus livros.

  4. Minha dúvida é quantobai custo e prazos para executar serviços de restauros.

  5. Douglas nascimento parabéns pelo belíssimo trabalho que vem realizando na aria de pesquisa antigas de São paulo!!!

  6. Tenho vontade de apreender a restaurar e encadernar livros. Moro em Sao Paulo, mais especificamente na Vila Madalena. Sera que haveria algum curso presencial onde eu poderia aprender? Seria apenas para meu prazer, sem intencao de trabalhar com isso. Apenas um hobbie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *