O último sobrado da Rua 7 de abril

Uma das ruas mais movimentadas do chamado “centro novo”, região central da cidade do lado oeste do viaduto do Chá, a rua 7 de abril é repleta de edifícios altos majoritariamente comerciais construídos no decorrer do século 20. No entanto, bem no começo da rua, resiste uma charmosa construção a qual podemos classificar de o último sobrado sobrevivente desta rua.

Localizado nos números 83 a 87 essa construção dos primeiros anos do século passado é a mais antiga edificação da rua 7 de abril. Originalmente de uso misto, com uma residência no andar superior e um estabelecimento comercial ao nível da rua, esse sobrado sobreviveu a onda de especulação imobiliária que ocorreu em meados da década de 1950 na região e chegou no século 21 praticamente intacto.

Para quem como eu já teve a oportunidade de entrar no andar superior, onde existia um ótimo restaurante, pode conferir que a residência deveria ter sido muito confortável pois a planta além de ser boa é de uma metragem bem razoável. Outra coisa interessante é a vista, para a outrora elegante e atualmente bem largada rua Conselheiro Crispiniano, a qual conheci no começo da minha vida adulta como a “rua dos fotógrafos”.

Detalhe do andar superior, com duas sacadas independentes (clique para ampliar)

O imóvel há muitos e muitos anos é sempre pintado na mesma cor alaranjada com detalhes e janelas em branco, o que é possível observar nas fotos aqui publicadas. A preservação da originalidade se dá especialmente no andar superior, uma vez que no nível da rua já foram feitas modificações. Outro detalhe que me lembro é a escada, com seus degraus em mármore.

Infelizmente o restaurante não sobreviveu à pandemia e encerrou suas atividades no começo de 2021. Pouco tempo depois a loja que funcionava no térreo também fechou, deixando o imóvel atualmente vazio e um pouco menos cuidado, com as pichações tomando por completo as portas comerciais e a parede de granito. Lamentavelmente ao fecharem o restaurante deixaram para trás duas plantas na sacada, que agonizam dia após dia sem uma gota de água.

O sobrado atualmente: fechado e pichado.

Espero que os dois pontos disponíveis neste sobrado sejam novamente alugados e que voltem a funcionar com o esplendor de antes. Não deixa de ser interessante imaginar se alguém ao invés de abrir algum comércio, toparia morar no andar superior… eu acho que encararia e você?

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Sítio Morrinhos

Datado de 1702, o Sítio Morrinhos é uma das construções mais antigas da capital. O local abriga museu e o Centro de Arqueologia de São Paulo.

Leia mais »

4 respostas

  1. Não sei porque esses imóveis abandonados, o governo não doa para moradia popular. Ficam se deteriorando daqui a pouco vão ter que ser demolidos.

  2. Bem bonito o sobrado, que ótimo que foi preservado. Acho que não seria mal morar no andar de cima, não.

  3. Boa tarde.
    Tenho uma ótima notícia, o casarão voltou a funcionar de novo, sim. É um restaurante também mas com outro proprietário. A comida continua tão gostosa quanto era o Old House.
    Hoje se chama Artes Restaurante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *