Todos os anos milhares de brasileiros viajam para a badalada cidade de Nova Iorque e visitam os mais variados pontos turísticos da cidade, como o Central Park, a Times Square ou a Estátua da Liberdade.
Porém poucos que vão até lá sabem que em um dos parques nova-iorquinos mais badalados, localizados em um dos pontos mais valorizados da cidade, está exposta a estátua de um grande brasileiro, o Patriarca da Independência do Brasil, José Bonifácio de Andrada e Silva.
A curiosa e bem cuidada estátua foi um presente do governo brasileiro à cidade de Nova Iorque nos anos 50. À época, para desenvolver o monumento foi criado um concurso público para escolher o artista que iria esculpir, em bronze, a estátua do Patriarca da Independência. O escolhido foi José Otávio Correia Lima (1878-1974), cujo projeto vencedor impressionou bastante a banca de seleção.
Uma vez escolhido, Correia Lima iniciou os trabalhos e a estátua foi concluída e doada à cidade de Nova Iorque em 1953.
Sua inauguração oficial ocorreu dois anos depois em 22 de abril de 1955, em uma cerimônia realizada no primeiro local onde ela foi instalada, na Sexta Avenida esquina com a Rua 42 oeste. A cerimônia contou com a presença do Prefeito Roberto F. Wagner e o Embaixador Brasileiro nos Estados Unidos João Carlos Muniz. Muitos anos depois, porém, o monumento mudaria de lugar.
No final dos anos 80, o hoje valorizado Bryant Park era um local bastante diferente, transformado em um ponto degradado e de consumo e venda de drogas, muito parecido com o que vemos hoje na região da Luz, aqui em São Paulo.
À época, para reverter a situação e recuperar o local definitivamente, foi montada uma comissão que obteve êxito, transformando o outrora parque decadente novamente em um local de bastante prestígio e de atividades turísticas e culturais.
Quando o Bryant Park ficou pronto, em meados dos anos 90, houve um problema com a escultura de José Bonifácio. Ela não foi colocada no local onde ela se encontra hoje, mas em uma posição que inicialmente não valorizava a exibição da mesma, o que levou à época a Comissão de Arte local a interceder até que o problema fosse resolvido.
Foi assim que o monumento foi mais uma vez movido, sendo agora posicionado em um local bastante privilegiado do parque, próximo à Rua 40 oeste, no local que é chamado de Nikola Tesla Corner.

Inauguração da estátua de José Bonifácio em Nova Iorque
Desde então o Monumento ao Patriarca da Independência do Brasil está ali para a contemplação dos nova-iorquinos e turistas de todo o mundo. Do outro lado do parque, já na Quinta Avenida, fica a famosa Biblioteca Pública de Nova Iorque.
O belo Monumento a José Bonifácio em Nova Iorque serve não só para orgulhar a todos os brasileiros, mas serve também de modelo para a Cidade de São Paulo que poderia seguir o exemplo da recuperação do Bryant Park na região da Luz.
Veja outras fotos do Monumento a José Bonifácio (clique para ampliar):
Comentarios