O Patriarca da Independência do Brasil em Nova Iorque

Todos os anos milhares de brasileiros viajam para a badalada cidade de Nova Iorque e visitam os mais variados pontos turísticos da cidade, como o Central Park, a Times Square ou a Estátua da Liberdade.

Porém poucos que vão até lá sabem que em um dos parques nova-iorquinos mais badalados, localizados em um dos pontos mais valorizados da cidade, está exposta a estátua de um grande brasileiro, o Patriarca da Independência do Brasil, José Bonifácio de Andrada e Silva.

clique na foto para ampliar

A curiosa e bem cuidada estátua foi um presente do governo brasileiro à cidade de Nova Iorque nos anos 50. À época, para desenvolver o monumento foi criado um concurso público para escolher o artista que iria esculpir, em bronze, a estátua do Patriarca da Independência. O escolhido foi José Otávio Correia Lima (1878-1974), cujo projeto vencedor impressionou bastante a banca de seleção.

Uma vez escolhido, Correia Lima iniciou os trabalhos e a estátua foi concluída e doada à cidade de Nova Iorque em 1953.

Sua inauguração oficial ocorreu dois anos depois em 22 de abril de 1955, em uma cerimônia realizada no primeiro local onde ela foi instalada, na Sexta Avenida esquina com a Rua 42 oeste. A cerimônia contou com a presença do Prefeito Roberto F. Wagner e o Embaixador Brasileiro nos Estados Unidos João Carlos Muniz. Muitos anos depois, porém, o monumento mudaria de lugar.

No final dos anos 80, o hoje valorizado Bryant Park era um local bastante diferente, transformado em um ponto degradado e de consumo e venda de drogas, muito parecido com o que vemos hoje na região da Luz, aqui em São Paulo.

À época, para reverter a situação e recuperar o local definitivamente, foi montada uma comissão que obteve êxito, transformando o outrora parque decadente novamente em um local de bastante prestígio e de atividades turísticas e culturais.

O Monumento a José Bonifácio atualmente, quase na esquina da Rua 40 Oeste

Quando o Bryant Park ficou pronto, em meados dos anos 90, houve um problema com a escultura de José Bonifácio. Ela não foi colocada no local onde ela se encontra hoje, mas em uma posição que inicialmente não valorizava a exibição da mesma, o que levou à época a Comissão de Arte local a interceder até que o problema fosse resolvido.

Foi assim que o monumento foi mais uma vez movido, sendo agora posicionado em um local bastante privilegiado do parque, próximo à Rua 40 oeste, no local que é chamado de Nikola Tesla Corner.

Inauguração da estátua de José Bonifácio em Nova Iorque
Inauguração da estátua de José Bonifácio em Nova Iorque

Desde então o Monumento ao Patriarca da Independência do Brasil está ali para a contemplação dos nova-iorquinos e turistas de todo o mundo. Do outro lado do parque, já na Quinta Avenida, fica a famosa Biblioteca Pública de Nova Iorque.

O belo Monumento a José Bonifácio em Nova Iorque serve não só para orgulhar a todos os brasileiros, mas serve também de modelo para  a Cidade de São Paulo que poderia seguir o exemplo da recuperação do Bryant Park na região da Luz.

Veja outras fotos do Monumento a José Bonifácio (clique para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

36 respostas

  1. Muita linda estatua e um belo exemplo de civismo, pois se estivesse no Brasil, com certeza estaria toda pichada – Feliz Sete de Setembro `a todos.

    1. Até que o monumento na Praça do Patriarca aqui em São Paulo apresenta-se bem conservado. O estranho é que ele, que é quem dá nome à praça está num canto e não no centro dela… isso sim.

      1. O Paulo relativizou a importância da estátua no projeto pois, apesar do José Bonifácio dar nome ao lugar, a praça já existia há muito tempo. Inclusive a igreja de Santo Antônio, fundada ainda no século XVI, está ali. A cobertura teve importância maior porque demarca a passagem entre o centro antigo do triângulo histórico e o centro novo, e ele julgou que isso era mais relevante pra história da cidade que a homenagem ao José Bonifácio — e nisso, particularmente, eu concordo. Ademais, a estátua está exatamente no eixo do viaduto do chá, que não passa pelo centro da praça, e portanto ela tem sim uma relação de centralidade importante no projeto, apenas não está no centro da praça em si. Obrigado pela matéria!

        1. Paulo Mendes da Rocha passará para a história como o homem que destruiu a Praça do Patriarca com a instalação de uma “marquise” horrorosa e no fim da vida deu as costas ao Brasil doando seu acervo a uma instituição portuguesa. Uma das figuras mais mais lamentáveis do nosso cotidiano.

  2. Justa homenagem a este grande brasileiro. Fico me perguntando: Se o governo brasileiro doasse uma estátua nos dias de hoje, de quem seria?

    1. Dependendo de quem estiver no governo, quando chegar a hora do ex-presidente Lula, Cuba ou Venezuela podem ter uma estátua dele. Não digo por sarcasmo. Acho que seja fato a ser consumado.

  3. Me parece que essa estátua está colocada ao lado de outras, que representam os libertadores da América. Ao menos essa era a idéia original, e sei que as estátuas de San Martin e de Simon Bolivar existem. Me parece que a de Artigas também. Só não sei se estão próximas da de José Bonifácio.

    1. Glaucia,a estátua é uma obra do prof. Sr. José Otávio Correia Lima. Confeccionada em 1952 ou 1953. Que era professor de arte. Meu pai trabalhou com ele, inclusive para confeccionar esta estátua. Ele tinha 80 anos quando fez essa obra. Um abraço. Cristina Alvarenga, Rio de Janeiro.

  4. Aliás a estátua que temos na Pça do Patriarca se parece muito com essa, é igualmente bonita. José Bonifácio, comparativamente aos tão cultuados promotores da independência americana, era um homem de nível intelectual muito superior, estudou ciências jurídicas, matemática e filosofia na Universidade de Coimbra, era também geólogo muito respeitado e poeta. Pena que não saibamos valorizar nossos vultos históricos, certamente isso aumentaria o respeito por nosso país aperfeiçoando nosso tão frágil senso de cidadania.

  5. Muito me alegra hoje dia 30/12/12 com meu pai de 88 anos , Francisco Alvarenga, que trabalhou com Sr.Correa Lima, e ele me conta essa história todo dia, que ajudou a amassar barro para fazer essa estatua de José Bonifácio. Serviria também de modelo, se não tivesse se sentido mau por ficar muito tempo parado de pé.Como ele insiste em contar sempre essa mesma história, fomos consultar juntos esta história, qual foi minha alegria e surpresa….estava todinha escrita nesse blog…meu pai é auto didata e atualmente acometido de degeneração macular,então não enxerga mais, porém lucido demaissss….meu querido pai!Que bom que achamos este artigo, e estou aqui para comentar essa lenda viva!!Bjkas a todos e FELIZ ANO NOVO – Verei essa estátua de perto quando for a Big Apple! COM CERTEZA!!

    1. Poxa, o site poderia ter entrevistado o senhor em questão ou a filha. Ia ser interessante para complementar.

  6. José Bonifácio,grande estadista,ciêntista,político,patriarca da independência,nós Brasileiros nos orgulhamos muito do grande homem que foi,libertador da América Portuguesa.

  7. muito bom,e que praça linda para josé bonifácio,ahhhh new york,comospolita e sofisticada!

  8. Eu vi. Foi um espanto, confesso! De longe pensei que era Ben Franklin (risos). Quando vi o rosto de perto fiquei afônica. A questão é que sou apaixonada por ele. A personalidade além de todo o conhecimento, história e feitos. Tenho biografias, fiz viagens históricas e ainda tem muita coisa sobre ele que eu adoraria conhecer! Não fazendo apologia á miséria mas este incrível, incrível homem morreu humilde em Paquetá. Ele cultivava plantas, colecionava e livros e recusou o luxo oferecido por Pedro II para retornar á sociedade do Império. Isso diz muito sobre o que o motivava, seus valores…ele é meu ídolo do “rock”! : )

  9. Está de parabéns Douglas, pela homenagem ao grande patriarca da nossa independência, tanto no Brasil como no exterior !

  10. FIQUEI MUITO ORGULHOSO E EMOCIONADO A, SEM QUERER, ME DEPARAR COM ESTE MONUMENTO NO BRYANT PARK, ESTAVA NA COMPANHIA DE UM AMIGO DOMINICANO QUE FICOU MUITO IMPRESSIONADO, POIS GRAÇAS A DEUS, PUDE LHE EXPLICAR QUEM FOI NOSSO HEROI.

    1. Sabe Adelmo, estou de frente a pessoa que amassou por 3 meses barro para fazer essa estátua. O nome dele é Francisco Nunes, meu pai, q serviu de modelo p parte da mesma. Olha q máximo! Ele me conta q o Prof.Correia Lima, o escultor da estátua, para quem ele trabalhou em 1952/53, um belo dia disse: Francisco pode me dar os parabéns, venci a licitação. Então ele pediu que meu pai fosse ao largo do Rio Cumprido pedir um táxi para q fossem ao Itamarati para levar a machete. Quanto fui a Nova York vi a estátua. Queria muito contar essa façanha, pois meu pai hoje tem 91 anos.
      Impressionante! Um abraço.

    2. Eu também encontrei a estátua por acaso, e me enchi de orgulho pelo nosso patriarca da independência está tão bem representado por lá.

  11. Excelente. José Bonifácio foi ‘o cara’ da independência brasileira.

    1. Muito bem lembrado, Alexander.
      Ah! Santos, querida cidade que tanto visitei e da qual sinto muita saudade.

  12. Muito boas sua matéria sobre o monumento a José Bonifácio de Andrada e Silva no Bryant Park, em Nova Iorque. Na primeira vez em que passei lá e o vi fiquei emocionada.

  13. Entre a 5th Avenue ( Rua da Moda ) e Av. of Americas. E endereco de destaque, predominantemente comercial.

    O antigo prefeito que “salvou NYC” da falencia nos anos 70, ( e nao e Rudy Giuliani, contrario ao que muitos Brasileiros pensam, e sim Ed Koch ), mantinha seu escritorio de advocacia na Av. das Americas, no mesmo predio aonde a Microsoft mantinha um escritorio de vendas.

    Notem o novo e o antigo coexistem, torres envidracadas, e predios Art Deco e Classicos.

    Jose Bonifacio, se nao me engano, era Macon, ou Free Mason.

  14. Eu visitei esta praça e surpreendi´me com a presença do monumento a José Bonifácio.

  15. muito obrigado pela matéria !!!Parabéns excelente para o reconhecimento internacional da nossa história !!!

  16. Fiquei emocionado ao encontrar o Patriarca da Independência do Brasil, José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), no Bryant Park. Um dos mais notáveis brasileiros de todos os tempos, e de que todos deveriam se orgulhar e conhecer, nascido em Santos, SP, cidade onde, também, nasci e acha-se o Mausoléu dos Andradas – poucos sabem disso; vale a pena serem visitados.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: