Esse mistério foi resolvido! Role até o final do artigo para descobrir quem é o ilustre (não mais) desconhecido que é homenageado neste busto.
Uma cidade não é completa se não tiver seus casos e mistérios. Todos tem seus fantasmas, santos populares, suas casas mal assombradas e seus enigmas. E com São Paulo não é diferente.
Na Rua Porto Feliz, na Mooca, um busto intriga moradores há vários anos:

Instalado sobre uma base de concreto, este busto em tamanho real é um grande mistério para todos que moram na região. Isso porque ninguém sabe quem é a figura ali homenageada, o que leva as pessoas a suporem alguns possíveis ilustres a receberem a honraria.
A estátua está em situação de abandono há vários e com isso se foi qualquer possibilidade de identificar a figura. Aparentemente no meio da base havia uma placa descritiva que foi arrancada. Também sumiram os óculos da estátua.
PREFEITURA DESCONHECE O MONUMENTO:
O São Paulo Antiga procurou o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), órgão da Prefeitura do Município de São Paulo, para saber quem seria a figura homenageada. De acordo com o DPH o monumento não faz parte do acervo municipal e por isso não há qualquer dado sobre ele.
Isso nos leva a crer que provavelmente trata-se de um monumento particular, ou seja, instalado ali na rua Porto Feliz por algum munícipe que desejou homenagear alguma personalidade. Mas quem ?
Outro agente dificultador para descobrir quem é a pessoa da estátua é a ausência de assinatura do escultor.
MORADORES SE DIVIDEM SOBRE A FIGURA HOMENAGEADA
A reportagem do São Paulo Antiga circulou pelas ruas Porto Feliz, Joana D´Arc e algumas outras vias próximas para conversar com alguns moradores para tentar descobrir quem seria o homenageado.
A maioria não arriscou um palpite, mas alguns arriscaram o nome de duas figuras: o aviador Edu Chaves e o escritor Decio Abramo. Este último é nome de uma rua próxima.
Abaixo deixamos uma imagem de cada uma dessas figuras para que o leitor tire suas próprias conclusões:

O MISTÉRIO FOI RESOLVIDO!
E finalmente temos uma solução sobre quem é o homenageado no busto. Demorou um pouco mas o pessoal do excelente site Portal da Mooca foram a fundo na investigação para descobrir a história desta misteriosa figura. E não é nenhum dois dois que imaginávamos!
De acordo com o levantamento feito por eles (clique aqui para acessar) trata-se na verdade de Hilton Santos, Presidente do IAPETC (Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Trabalhadores em Transportes de Cargas) à época da inauguração desse empreendimento imobiliário que cerca o monumento.
Abaixo você confere uma fotografia da inauguração do busto.
Respostas de 32
Analisando os óculos, queixo e nariz, fica fácil reconhecer o aviador. A boca do escritor é mais “curta”, o queixo é afilado, não usava óculos.
Nem Edu Chaves, nem Décio Abramo, é do operário hoje anônimo: José Martinez em lembrança á greve geral de 1917 em São paulo. Eu já ouvi a história que foi colocado pela comunidade da Moóca quando minha tia morou lá nos anos 80 e inicio dos anos 90, tinha uma placa mas era de ferro e não de bronze. No pé do pilarete. E que é o busto de José Martinez que foi morto pela policia em 1917 enquanto fazia greve na porta das fabricas, observe que o busto não é de bronze, é de concreto, foi colocado pela comunidade, num pilarete de cimento, do inicio do século XX após a I guerra. É o que eu “ouvi falar”, os moradores mais antigos devem saber mais sobre esse monumento. se alguém souber o que realmente é poste aqui, desejo saber ;
Que interessante Alexandre, vamos investigar essa nova informação que você forneceu.
Pessoal, na pagina do Laboratório de Ensino e Material Didático da Faculdade de História da USP existe um projeto de ensino pedagógico intitulado “9 de julho de 1917 – O Dia em que São Paulo Parou. Nele existe um foto de época do operário José Inegues Martinez.
No fim era Busto de Hilton Santos …… o administrador e construtor do condomínio de casas; Parabéns á São Paulo antiga e Portal da Mooca….
Uma outra versão para o Busto é que trata-se de Edu Chaves, e foi erguido em sua homenagem porque para a Mooca, deixou sua marca que figura nos anais da aviação nacional, quando fez o inédito sobrevôo, saído do Hipódromo da Mooca em seu Bleriot de 80 cavalos de potência para um “raid” de 450 km vencidos em seis horas e meia. Note que o busto não tem o tradicional “bigode”, Edu Chaves tinha suas vaidades e o bigode fazia parte. Por esse motivo as nonas do bairro falam do sindicalista e operário morto na greve de 1917.
Seria necessário uma foto do busto, no mesmo ângulo do rosto na foto do Edu Chaves, mas analisando o nariz bem adunco do busto, descarto todos os dois. Parece que a hipótese do Alexandre Lotti Pereira seja a mais plausível. Aguardemos mais informações da pesquisa.
Morei por 20 anos neste conjunto habitacional, conhecido na época por Iapetec, na rua de cima (rua Joana D’arc) e passava horas por dia jogando bola na rua do meio (rua Porto Feliz). Como era pequeno, não me interessava muito em ler placas pois passava a maior parte do tempo jogando bola, taco, esconde-esconde, quebrando vidros com pedradas e outras traquinagens bem piores. Este busto era conhecido como “estátua” e a viela mostrada na foto era a “rua da estátua”. Não me lembro de nenhuma placa de bronze e sim uma inscrição em pedra de baixo relevo, dizendo sobre a inauguração do local, datas e o nome do cara homenageado. Já andei pensando quem poderia ser o tal cara…mas sei que foi o mais mal-tratado busco do planeta, de tanto que já foi pintado. Minha pouca lembrança (bem pouca mesmo) parece que tinha o nome de Eloi Chaves, que foi um político envolvido no sistema previdenciário neste mesmo momento. Hoje, o busto está bem “colorido” mas de lado parecia com o tal do Eloi. Talvez o Inss, que absorveu o Inps e, por sua vez o Iapetec, tenha algum dado. Ou apelar para a memória dos moradores que ainda moram por lá e… liam placas.
Um pouco mais sobre Eloy Chaves:
https://www.unisantos.br/pos/revistapatrimonio/painel552f.html?cod=566
O interessante é que, só colocaram a cabeça do sujeito em vez de colocarem a cabeça e os ombros como é normal num busto.
Boa noite! Vocês procuraram saber se este Edu Chaves, morou na região? Pois o busto parece com a foto dele!
MEU DEUS, QUEM É? TEM O LINK DA REPORTAGEM?
Estamos aguardando o artigo sobre o busto!
Olá Luciano, a pesquisa já foi concluída. Mas pretendemos publicar um pouquinho mais adiante, aguardando aqui uma empresa que apareceu interessada em recuperar a obra. Logo tá publicado.
Legal vê-lo aqui, o acompanho ai no universo MSX…. Abraços!
Quem é???
E de que ano é a foto antiga, a da inauguração?
douglas descobriu quem é curiosa…
Vocês ja postaram? Nâo encontrei um link na matéria.
Também gostaria de saber da atualização das informações.
Também gostarei muito de saber, afinal penso que após a definição de quem de fato representa tão degradado monumento, o mesmo possa ser restaurado, nem parece precisar de elevadas somas de dinheiro . Parabéns Douglas, estamos no aguardo das novidades.
pessoa de muita importancia em 1917 exatamente pela grande greve geral foi José Inegues Martinez que foi morto e praticamente tornado se um grande homenageado e também sendo o estopim para se aumentar mais a greve.
minha gente, olhando a imagem do busto e a foto do Martinez que conhecemos, me parece que é ele. Mas é preciso investigar! Pra ter certeza. Isso é muito importante, e as centrais deviam adotar o busto e descobrir se é mesmo do Martinez, hipótese que, se for verdadeira, precisa motivar todas as homenagens a este herói da classe trabalhadora.
alguem tem o link dessa materia atualizado vi nos comentarios que descobriram de que é esses busto?
Meu nome é Sergio Campos .
Morei na Rua Porto Feliz, 63 e brinquei muito neste busto
Tenho 65 anos .
Moramos mais de 60 anos nesta rua.
Havia placa no local.
Lastimável o estado do local.
Aos fundo a igreja Bom concelho.
A ladeira era o caminho para ir a igreja.
Aguardemos as noticias.
Meu amigo Sérgio. Talvez seu pai saberia forte abraço meu amigo.
Meu nome Walmir Salgado Guastaferro, meu avô foi um dos primeiros locatários do prédio ao lado, nasci na rua, desde pequeno ele dizia que era a cabeça de Getúlio Vargas.
Náo é o Getúlio não, aliás nem de longe lembra ele. Abraços
Descobriu quem é?
Nada a ver, nem de longe lembra o caudilho gaúcho, que aliás é persona non grata em terras paulistas, tanto é que São Paulo é talvez a única capital que não tem um logradouro importante em sua homenagem.
Descobriram!
O busto pertence ao sr. Hilton Santos, à época Presidente do IAPETC (Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Trabalhadores em Transportes de Cargas). Hilton Santos também foi presidente do Flamengo entre os anos de 1958-59.
http://www.portaldamooca.com.br/o-busto-nao-mais-desconhecido-da-rua-porto-feliz-e-o-conjunto-habitacional-iapetc/
Artigo atualizado com a descoberta da pessoa (não mais) desconhecida!
Douglas, qual é a data de inauguração do busto?