Um assunto recorrente aqui no São Paulo Antiga, seja no site ou nas nossas redes sociais, é o Mappin. A saudosa loja de departamentos que marcou a vida de muitas pessoas, teve um fim triste e retornou como loja virtual no ano de 2019.
A principal lembrança física do Mappin no cotidiano paulistano hoje se dá principalmente pelo seu icônico edifício da Praça Ramos de Azevedo, atualmente ocupado por outra grande rede brasileira. Mas e se eu contar pra você que existe outra coisa bem legal do Mappin no centro de São Paulo que quase ninguém sabe de sua existência? Duvida ? Então observe a fotografia abaixo:
Na Avenida São João 1086, precisamente no térreo do Edifício Três Leões*, existiu uma filial do Mappin. Essa unidade ocupou o endereço que originalmente pertenceu a outra clássica loja de departamentos paulistana que já foi extinta há muito mais tempo, a “Loja Três Leões”.
* Também conhecido como Edifício Leon Kasinsky, o Três Leões foi projetado pelo arquiteto Henrique Mindlin em 1947 e inaugurado no ano de 1951. Trata-se de um edifício de 17 pavimentos, sendo de uso residencial nos pavimentos superiores e comercial no térreo. Ocupa uma área total de 1210m².

Quando o Mappin abriu a sua filial ali, também manteve o estacionamento da antiga Três Leões que ficava aos fundos do edifício, na Alameda Barão de Limeira. Curiosamente ao refazer o calçamento do estacionamento eles tiveram a ideia bacana de grafar o nome da loja em algumas das peças instaladas, intercaladas com outras lisas. O resultado – que está lá até hoje – é esse:
Em uma cidade que nada preserva como São Paulo é curioso que isso tenha sobrevivido até hoje, mais de 20 anos após o fechamento do Mappin. Provavelmente resistiu porque, salvo olhos mais atentos, poucos notaram este singelo detalhe no estacionamento da Alameda Barão de Limeira.
Este calçamento é parte importante da memória comercial da cidade de São Paulo e deve ser preservado. Lembrança de uma loja que até hoje é rememorada com carinho por paulistanos.
O estacionamento da Alameda Barão de Limeira fica bem atrás do Edifício Três Leões, na esquina com a Rua dos Gusmões.
Deseja conhecer a história do Mappin em detalhes ? Então clique aqui.

Bibliografia consultada:
* Folha de S.Paulo – Edição de 20/04/1999 – Link visitado em 02/12/2020
* Revista Acrópole – Edição 170 / Julho de 1952 pp 62, 63
* Moda para Ela – Link visitado em 02/12/2020
Crédito das fotografias do piso do estacionamento: José Vignoli
Comentarios