Monumento Armênio é restaurado

Os paulistanos e a comunidade armênia em São Paulo tem um grande motivo para comemorar. Foi entregue a população em 25 de abril completamente restaurado o Monumento aos Armênios, obra do escultor José Jerez Rescalde que foi inaugurada em 1965.

Nos últimos anos o monumento foi sofrendo uma lenta e dolorosa delapidação (veja matéria anterior aqui), tendo sido roubados pouco a pouco todos os itens que compunham a obra, como letras e a esculturas que representam os armênios, além da escultura principal, de uma mulher armênia.

Em junho de 2009, o monumento estava nesta situação:

clique na foto para ampliar

O poder público municipal mesmo tendo o dever de cuidar dos monumentos públicos, negligenciava não só a segurança da obra bem como a própria limpeza e higienização do local, que só não ficava imunda devido ao trabalho voluntário da senhora Anahide Marzbanian, da comunidade armênia,  que valia-se de recursos próprios para semanalmente promover a limpeza do local.

A denúncia do abandono do Monumento aos Armênios foi dada aqui no blog em primeira mão e serviu para sensibilizar a iniciativa privada que resolveu adotar o monumento e restaurá-lo.

A iniciativa louvável partiu do Banco Induscred que bancou o restauro e a reconstrução do monumento em outro ponto da mesma praça e o que antes apresentava-se como apenas uma parede com manchas das esculturas roubadas agora está novamente em ordem:

O monumento foi recuperado através do programa Adote uma Obra Artística oferecido pela Prefeitura do Município de São Paulo e que possibilita através de acordos que empresas, entidades civis e pessoas adotem e restaurem monumentos pela cidade.

Nossa denúncia foi crucial para o restauro deste monumento e reforça a importância de se exercer a cidadania cobrando as autoridades e exigindo mais atenção com o patrimônio histórico. Uma vitória desde site, da comunidade armênia e também de todos os paulistanos.

Parabéns ao Banco Induscred de Investimento S/A pela iniciativa.

Confira outras fotos do monumento recuperado (clique na foto para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

9 respostas

  1. Fiquei contente de ver a restauração. Tomara que seja preservado e não ocorram mais furtos. Parabéns ao banco pela bela iniciativa.
    Espero que outros monumentos tenham também uma restauração.
    Parabéns pelo site, sempre o visito.

  2. Em meio a tantas notícias ruins é deveras estimulante saber que o monumento ao laborioso povo armênio foi recuperado… outra notícia que enche de alegria aos amantes da arte é a venda das antigas instalações do Hospital Matarazzo à PUC, que ampliará seu campus utilizando as edificações que hoje estão deterioradas e certamene em um futuro breve voltarão a exalar beleza.

  3. Realmente fiquei feliz em ler esta noticia, ainda não havia lido, pois estou degustanto este blog aos poucos rsrsrs!
    Ainda bem que existem instituições que pensam em preservar os verdadeiros valores para um futuro próximo. Nem tudo esta perdido.

  4. Otima noticia me agrada ver que a minha cidade natal esta tentando recuperar sua memoria mais o monumento deveria ser transferido para um lugar melhor para que nao passa a sofrer novos vandalos. Parabéns ao Banco Induscred de Investimento S/A pela iniciativa.

  5. Como se não bastasse a triste lembrança do genocídio de um povo, ainda nos deparamos com grande falta de respeito ao monumento pelo seu vandalismo, mas temos que insistir em preservar a história para as futuras gerações.

  6. Esta molecada nao respeita nada. Melhor tratar todos como criancas mal acostumadas, jogar policiamento ostensivo em cima, e envolver todos os monumentos com redoma. Nao tem um canto que eles queiram roubar material para comprar drogas, ou pichar.

    Vai ver se alguem na Dinamarca, Alemanha ou Suecia faz algo assim com o seu patrimonio publico. La eles tem orgulho da preservacao de suas areas comuns e privadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *