O bairro da Liberdade é muito conhecido por suas tradições orientais, incorporadas ao bairro através do grande número de imigrantes japoneses e posteriormente coreanos e chineses, que fizeram da região uma espécie de “Chinatown” paulistana.
Apesar disso, em diferentes períodos de sua urbanização, a Liberdade experimentou também um grande fluxo de imigrantes ocidentais, que também deixaram sua marca no bairro como os portugueses e italianos. Enquanto os lusos edificaram no bairro a Casa de Portugal, os italianos construíram a Lega Italica.
Localizada no número 86 da Praça Almeida Júnior, a Lega é uma das mais antigas heranças da imigração italiana na Cidade de São Paulo, tendo sido fundada no distante ano de 1897.
Naquela época o bairro da Liberdade era tomado basicamente por imigrantes italianos e portugueses já que o fluxo migratório de japoneses só começaria no século 20, alguns anos mais tarde.
A edificação que dá abrigo a Lega Italica, porém, é mais recente tendo sido construída nos primeiros anos do século 20.
O local atualmente é bastante conhecido principalmente pelo grande e atraente salão de danças que possui, palco de inúmeros eventos de música, dos mais variados segmentos. O imóvel também abriga a instituição Nikkey Cultural, inaugurada em 1998.
A instituição oriental, inclusive, é responsável por inúmeros bailes da terceira idade com foco para japoneses e descendentes.
Estou em busca de mais dados para aprofundar a pesquisa sobre a Lega Italica. Caso tenha mais informações, entre em contato.
Veja mais fotos:
Comentarios