Em 24 de fevereiro de 1972, o Edifício Andraus, localizado na Avenida São João região central da Cidade de São Paulo, foi palco de um incêndio de grandes proporções. A tragédia ocorreu devido a uma sobrecarga no sistema elétrico no segundo pavimento, que fez com que o fogo rapidamente se alastrasse consumindo o prédio por completo.
No total houve 16 mortes e 330 feridos. Entre os mortos executivos e funcionários das multinacionais Henkel e Siemens.
A tragédia do Andraus foi na época, a primeira grande tragédia transmitida ao vivo pela televisão brasileira, e as cenas horríveis de pessoas se jogando das janelas do edifício chocaram o Brasil e o mundo.
Até hoje as imagens que mais costumamos ver são aquelas geradas pelas emissoras de TV brasileiras que cobriram a tragédia, e poucos são os relatos de outras imagens.
Entretanto, recentemente tive contato com uma pessoa que me forneceu um filme em 16mm de um incêndio em São Paulo. Tratava-se justamente do incêndio do Edifício Andraus.
Este curta metragem catástrofe foi realizado na ocasião do incêndio por uma empresa chamada “Produções Cinematográficas Souza Lima”. Com duração de aproximadamente 7 minutos e totalmente mudo, o curta impressiona pelas terríveis imagens do incêndio por um ângulo totalmente diferente aquele das emissoras de TV.
Compartilho este vídeo com vocês a partir de agora, para que assim tenhamos uma nova visão deste que foi um dos mais trágicos incêndios da história e que infelizmente seria superado em 1974 pelo então jovem Edifício Joelma.
Abaixo uma sequência de duas fotografias do Edifício Andraus após o trágico acontecimento. A primeira mostra-o sendo reformado após o incêndio, e a segunda mostra o Andraus já pronto e recuperado entre 1978 e 1980.
Na galeria a seguir, uma sequência de fotografias do Andraus produzidas durante e após o incêndio (clique na foto para ampliar):
Saiba também como foi outro grave incêndio ocorrido em São Paulo anos depois, no Edifício Joelma. Clique aqui!
Comentarios