A região central da cidade de São Paulo é repleta de hotéis de todos os níveis e estrelas. Nesta região, é possível ao turista escolher um hotel de acordo com suas posses, do mais simples até aos mais sofisticados.
Apesar disso, a realidade do mercado hoteleiro paulistano na região central já foi muito melhor do que nos dias atuais. Inúmeros hotéis que antes disputavam a clientela foram fechando as portas, seja por dificuldade financeira, perda da clientela, degradação da região ou outros motivos.
E foi assim que hotéis famosos como o Hotel São Paulo, Hotel Danúbio, Hotel Pão de Açúcar, Urca Hotel, Cad’Oro e outros deixaram de existir. E com o antigo e charmoso Hotel Grão Pará, não foi diferente.
Localizado no antigo número 39 da Praça da Bandeira, o Hotel Grão Pará foi um dos importantes endereços hoteleiros da região central da cidade de São Paulo, sendo inclusive presença constante do saudoso Guia Levy.

O hotel concluído em fevereiro de 1944.
Inaugurado no início de 1944 e localizado próximo de grandes empresas e de todo o intenso movimento da região, o Grão Pará sempre estava com uma ótima taxa de ocupação. Aliás, não era fácil manter um bom hotel naquela região, já que ao lado dele existia o famosíssimo Hotel São Paulo e cerca de 300 metros também havia o elegante Othon Hotel.
Na foto é possível notar que a disposição da Praça da Bandeira à época ainda favorecia o comércio na região. O terminal ainda não era isolado e as pessoas podiam circular livremente pela movimentada avenida sem correr o risco de um atropelamento.

No postal,a Praça da Bandeira em 1977,vista provável de um dos quartos do hotel. (clique para ampliar).
Com o tempo, as modificações viárias chegaram e a degradação daquela área do centro foram afastando clientes e modificando o cotidiano da região e o hotel foi enfrentando dias mais difíceis e acabou tornando-se um dos primeiros grandes hotéis da região central da cidade a fechar, problema que logo atingiria o seu concorrente vizinho, o Hotel São Paulo.
Desde então, o Hotel Grão Pará encontra-se fechado, permanecendo vivo na memória de seus antigos clientes e de paulistanos que não se esquecem até hoje do charmoso hotel da Praça da Bandeira. Atualmente apenas os estabelecimentos comerciais localizados no térreo continuam em atividade. Qual será o destino do Grão Pará ?
Confira outras fotos deste hotel (clique para ampliar):
Comentarios