O ciclo do café no oeste paulista reserva riquezas inestimáveis. Assim como os castelos europeus dos tempos do feudalismo, nossas fazendas de café eram complexos sistemas autossuficientes, verdadeiras cidades rurais comandadas pelos pulsos firmes dos barões do café. A beleza de todo esses conjuntos ainda pode ser vista nos dias atuais em algumas propriedades preservadas, como é o caso da fazenda Bela Aliança, no município de Descalvado.
A fazenda Bela Aliança foi fundada em meados do século XIX por Francisco Antônio de Souza Queiroz Filho, filho do famoso cafeicultor e senador Barão de Souza Queiroz. Pouco tempo depois é adquirida por seu irmão, Nicolau de Souza Queiroz, que viria a tornar-se um dos maiores produtores de café da região.
O conjunto arquitetônico típico das grandes fazendas de café paulistas, com casarão principal erguido em taipa de mão e de pilão e muita madeira entalhada, com aproximadamente 1000 m² construídos, divididos em vários aposentos. Esta era uma fazenda da época da escravidão, em seu porão estava localizada a senzala, que mais tarde, com a abolição, seria desativada e transformada em depósito.
Uma grande varanda se estende no frontão da casa, que tinha visão privilegiada para os terreiros de café, e para uma paisagem exuberante, de onde o cafeicultor admirava sua produção e suas terras, com mais de 130 alqueires e que produzia mais de 12 mil arrobas de café.
Ainda no conjunto é possível contemplar a antiga tulha de café e algumas maquinas de marcenaria, demonstrando a autossuficiência que as fazendas possuíam. Hoje, como uma memória aos áureos tempos, esta preservada uma serra trançadeira, que desdobrava grandes toras de madeira para o uso em diversas áreas da fazenda.
A Bela Aliança era servida pelos trilhos da Cia Paulista, através da Estação da Aurora, do ramal descalvadense. Tamanha era sua importância, este pequeno ramal ferroviário foi totalmente construído e custeado pelos cafeicultores da região, incluindo os donos da Bela Aliança.
Diferente de muitos outros lugares do nosso rico interior, a fazenda foi preservada pelos seus atuais donos, que ainda mantém com muito esmero quase todas as características originais da fazenda, mantendo em muito bom estado todo o conjunto arquitetônico, e principalmente preservando as matas ao redor, com muitas manchas originais de mata atlântica.
Vale a pena conhecer este tão belo lugar, e mais do que isso, saber que ainda existem locais como esses preservados em nosso estado, demonstrando a pujança do ciclo do café, e sua enorme importância para nossa história.
Veja mais fotos:
Se você gosta do clima do interior paulista e tem curiosidade em conhecer uma típica fazenda do tempo do café, é possível ir até o município de Descalvado e visitar esta preciosidade da nossa história:
Serviço:
Fazenda Bela Aliança
Rodovia Dr. Paulo Lauro (SP 215), km 123
Descalvado SP
Informações e Reservas:
(16) 3371-9512 e/ou (16) 9211-7223
www.fazendabelaalianca.com.br
Comentarios