O palacete que pertenceu no passado ao Barão do Rio Pardo, sofreu um desabamento parcial na última quarta-feira , 03 de março. A construção, datada de de 1883, não resistiu aos anos de abandono e descaso que vem sendo submetido e parte do andar superior acabou vindo ao chão, danificando alguns carros estacionados na alameda Barão de Piracicaba. Por sorte, nenhum pedestre foi atingido.
Passado 24 horas do ocorrido, a equipe do site São Paulo Abandonada esteve no local por duas oportunidades e pode conferir que mesmo com o risco de novos desabamentos, nada de substancial havia sido feito para restringir o tráfego de pessoas em frente o imóvel do século XIX.
Símbolo da elite cafeeira que se fez bastante presente na região nos idos de 1800, o casarão pertenceu ao Barão do Rio Pardo e posteriormente ao Conde de Serra Negra, e depois foi colégio e batalhão. Nos seus últimos anos foi um cortiço bastante populoso e poucos anos atrás o imóvel foi desabitado através de uma ação de despejo.
Desde então o imóvel, mesmo de suma importância para a história paulistana, esteve fechado e esquecido. Provavelmente devido às chuvas torrenciais dos meses de dezembro e janeiro o processo de deterioração acelerou-se e andar superior não resistiu, vindo abaixo.
Clique na foto para ampliar:
Enquanto o patrimônio histórico paulistano vai sucumbindo, com a inércia dos governos municipal e estadual, o Governador do Estado de São Paulo, José Serra, está destinando uma verba vultosa para a reconstrução da cidade de São Luiz do Paraitinga.
Embora tenhamos compreensão da necessidade de se recuperar a cidade histórica que foi atingida por uma tragédia recente, fica a pergunta: E o patrimônio histórico paulistano ?
Saiba mais! Conheça a história do Palacete do Barão do Rio Pardo e veja fotos anteriores ao desabamento:
Comentarios