O progresso e o desenvolvimento urbano se não planejados com sabedoria tornam-se grandes entraves para a preservação do patrimônio histórico de uma cidade. Não se pode dar de ombros para o progresso, mas também não podemos apagar o passado. Esse impasse na grande maioria das vezes revela-se desastroso para a história e para preservação urbanística, muitas vezes de maneira irreversível.
O bairro da Lapa, por exemplo, é repleto de belas mansões, casarões e sobrados luxuosos, especialmente naquela área conhecida por City Lapa. São ruas bem planejas, arborizadas, com trânsito tranquilo na grande maioria das ruas e as casas bastante valorizadas.
Infelizmente, no trecho mais a oeste da região encontramos em avançado estado de abandono – embora ocupado – um dos mais antigos casarões da região. Segundo vizinhos, o principal motivo da degradação do velho imóvel foi o desenvolvimento da área.
Localizado no final da rua João Tibiriçá (é o ultimo imóvel da rua) o casarão mesmo mal conservado chama a atenção por sua beleza arquitetônica. Ele até tem a sorte de estar localizado bem diante da Estação Domingos de Morais da CPTM, mas tem a infelicidade de ser muito próxima, praticamente grudada, ao viaduto Domingos de Morais. Foi a construção deste viaduto que tornou este trecho final da rua sem saída.
O fato de ser uma rua sem saída também atraiu alguns moradores de rua e faz com que muitas pessoas joguem lixo e entulho ao lado da casa. A área é tão exótica, que há galos e galinhas sendo criados na rua, um ar de cidade do interior em um local urbano e agitado.
Analisando documentos e mapas antigos acreditamos ter sido este imóvel a residência de Frederico Krueder, fundador da Química Anastácio, mas ainda estamos em averiguação. Estamos fazendo o possível para descobrir a história por trás demais um belíssimo exemplar da São Paulo Antiga. Se você conhecer alguma coisa sobre este imóvel ou algo que possa complementar nossa investigação, deixe um comentário e colabore com a história da sua cidade.
Confira mais fotos deste casarão:
Comentarios