Casarão – Rua Engenheiro Reynaldo Cajado, 152

Quando lembramos da região do Belenzinho mais próxima das avenidas Celso Garcia e  Salim Farah Maluf a primeira coisa que imaginamos são aqueles cortiços velhos e degradados, resultado de uma política urbana equivocada, que transformou a antiga e outrora efervescente Celso Garcia em mero corredor de ônibus, matando não só o comércio local como também trazendo decadência aos imóveis da região.

Porém, entrando em algumas ruas do bairro, nos deparamos com palacetes e casarões suntuosos que contrastam bastante com os imóveis mais deteriorados das avenidas principais. Um deles, embora em situação de abandono impressiona por sua imponência.

Localizado na Rua Engenheiro Reynaldo Cajado esquina com a Rua Conselheiro Cotegipe, este casarão é um dos maiores imóveis antigos remanescentes da região. Ele chama bastante a atenção não só pela imponência da construção, mas também pela grande área verde ao seu redor. Está neste triste estado de abandono já tem alguns anos.

Segundo moradores vizinhos, no local residiu um senhor de origem alemã e sua esposa. O imóvel teria sido desocupado pouco tempo depois da morte da mulher e desde então está fechado.

A casa tem uma faixa de “aluga-se” que está na parede há alguns anos, mas até o momento, aparentemente, ninguém se interessou pelo casarão.

Os detalhes do imóvel são muito delicados e graciosos, de um tempo em que as construções possuiam muitos detalhes. O casarão possui belos elementos decorativos, que podem ser notados por toda a extensão de sua fachada, nas colunas que sustentam a sacada, nos gradis que cercam a residência e até em nos balaústres.

Um detalhe muito interessante está na maçaneta do portão da casa, que é uma mão fechada, como mostra a fotografia a seguir.

São muitos os detalhes neste imóvel que precisa urgentemente ser preservado. Como o casarão está fechado há vários anos já não são poucos os pontos de infiltração que surgiram pelas paredes, bem como alguns detalhes decorativos da fachada que começaram a se desprender.

Os portões também apresentam sinais de ferrugem e podem apodrecer de vez se não forem lixados e tratados antes de serem pintados novamente.

Que este imóvel encantador, símbolo de um período áureo do bairro do Belenzinho, não seja mais uma vítima do tempo e do descaso do Departamento de Patrimônio Histórico de São Paulo (DPH) que parece ignorar o que existe de importante fora do centro da cidade. Este imóvel já deveria estar tombado.

Veja mais fotos do local (clique na foto para ampliar):

Saiba mais, conheça outros imóveis interessantes na região:

Atualização 02/04/2020:
Pouco mais de uma década depois de nossa primeira visita em 2009, retornamos ao casarão para saber como ele se encontra após todo esse tempo. E se felizmente ele não foi demolido, por outro lado está bastante deteriorado.

clique na foto para ampliar

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

38 respostas

  1. Parabéns pelas fotos, e pelo trabalho
    um ótimo casarao para se manter bonito e bem planejado, temos que agradecer aso Grandes Arquitetos que se ‘projetaram’ para este excelente trabalho.

  2. Esse casarão foi habitado por um casal de alemães que não tinham filhos. Cresci no bairro do Belém próximo a esse belíssimo imóvel e por muitas vezes as crianças da rua pulavam seus muros para roubar mangas. Após a morte da matriarca da família, por sinal uma morte muito suspeita, ja que a senhora ficou morta na residência durante 3 dias e o marido alegou que não tinha percebido sua morte, nunca mais tivemos notícias da família. O imóvel está fechado desde então e tem fama de mal assombrado. Lendas a parte é um dos belíssimos exemplares da arquitetura eclética dos casarões desse bairro infelizmente exemplares em profunda decadência, ou que estão sendo demolidos para empreendimentos imobiliários.

  3. É um casarão belíssimo. Isolado de todos os lados. Remonta a um passado de tranquilidade, de sossego, de amizade entre vizinhos, de segurança e de trânsito moderado.

    Sempre que passo por esse local, me transporto para o passado, imaginando como deve ter sido bom viver ali ou naquelas imediações.

    Merece e precisa ser preservado, não pode ser mais um candidato à destruição.

    1. Olá, o imóvel está a venda sim, pela administradora Nova Era, empresa que trabalho. Para maiores informações entre em contato com a gente! (11)2061-5402/2063-2198.

  4. Primeiramente quero parabenizar pelo belo trabalho
    Em especial a minha amiga Glaucia de quem admiro o seu trabalho de historiadora faz tempo.
    Com relação ao casarão, é uma pena uma obra tão bonita como essa estar deteriorada pela ação do tempo
    Tomara que as autoridades competentes não deixem demolir o casarão e restaure ele, pois faz parte da nossa história e cultura.

  5. Alguém tem alguma informação deste casarão? esta para alugar ainda? ou a venda? estou procurando, mas até o momento não encontrei nada. Se alguém souber de algo e puder me ajudar agradeço.

    1. olha… esse casarão tem mais de 1000 gatos morando e + 1 mendigo (serio eu fico andando de skate ai a muito tempo) se realmente nn vai querer alugar kkk

  6. Esse casarão pertence a mesma família ainda, Uns anos atras diziam que estava tombado, não sei se é verdade. Um fato curioso é que havia uma garagem atrás com uns 3 carros da década de 40 ou 50 e até uma lambreta.. rsss. Então, um mendigo infeliz fez uma fogueirinha pra espantar o frio e incendiou a garagem, tudo foi perdido.

  7. Adoro seu trabalho…parabéns…tenho uma atração inexplicável por essas casas/objetos/histórias antigas…encontro em suas fotos muita paz…obrigada!

  8. Este casarão depois de reformado seria uma bela casa da cultura para o bairro, com exposições de literatura e artes plásticas de artistas do bairro, ou ate mesmo uma área de recreação para crianças.

  9. Quando eu era criança, existia uma historia que duas crianças foram roubar frutas e dois cães da raça Pastora Alemão as mataram. Adona da casa morreu de tristeza e o marido ficou deitado ao lado dela esperando a morte chegar. Devido ao forte cheiro vizinhos entraram na casa e acharam os dois. Não sei se é verdade ouvi muito essa historia. E sempre disseram que a casa é assombrada. kkkkkkk

      1. é sério isso??
        Esse casarão é sensacional, torço para que seja tombado e seja utilizado para algum tipo de lazer no bairro, e sua arquitetura é bem imponente. O bairro Belenzinho é um bairro muito agradável que esta crescendo cada vez mais nos comércios, imóveis de alto padrão e em fatores de lazer, além de ter belas ruas…

      2. Douglas, você sabe como está a casa? Existe uma pessoa morando lá, será que é algum herdeiro?

  10. Eu sou fotógrafo e entrei nela ano passado para fazer umas fotos, a casa está com sua estrutura totalmente comprometida, existe uma rachadura enorme entre o primeiro e o segundo anda, bem na escadaria, em um dos cômodos do segundo andar, o piso cedeu, roubaram tudo que se possa imaginar referente a decoração, sobraram apenas os azulejos. Seu interior deveria ser lindo, percebe-se pelos pisos, rodapés, uma pena, pois foi apenas isso que sobrou. Na época acabei não fotografando, pois tive muito medo de ficar no segundo andar devido a sua estrutura estar toda comprometica…

  11. Esse casarão é sensacional, torço para que seja tombado e seja utilizado para algum tipo de lazer no bairro, e sua arquitetura é bem imponente. O bairro Belenzinho é um bairro muito agradável que esta crescendo cada vez mais nos comércios, imóveis de alto padrão e em fatores de lazer, além de ter belas ruas…

  12. Pessoal sou historiadora e moradora do bairro, fui o ano passado fazer uma pesquisa sobre o casarão e descobri que um milionário vendedor de Lanternas há comprou, só sei que seu nome é Rubens e em 2015 começa a reforma… Boa sorte Rubens para você e toda a sua família!! Bela compra!

  13. Alguem sabe me dizer se esse imovel ainda está a vende? ou sabem me dizer se escontra-se em alguma imobiliaria/

  14. Douglas, você viu que ela está ficando com as janelas abertas? Tem até 2 cachorros no quintal. Conversei com um casal saindo da casa, parece que os proprietários estão querendo restaurar. Vontade de pedir pra entrar!

  15. Douglas, você tem o contato dos proprietários ?
    Gostaria de ver a possibilidade de locar a casa pra um evento.

  16. Douglas como se faz para um cidadão pedir o tombamento deste móvel?
    Cresci passando todo dia por essa casa e sempre “cumprimentava” o portão… rsrs.
    Que pena se não fizerem algo.

  17. Olá, o imóvel está a venda pela administradora Nova Era, empresa que trabalho. Para maiores informações, entre em contato conosco: (11)2061-5402 e 2063-2198.

  18. EU TENHO INFORMAÇÕES CONTRARIAS AS QUE ESTÃO COMENTANDO!POIS EU TINHA O CONTATO(TELEFONE) DO HERDEIRO!FALAVA HA ANOS ATRAS QUASE QUE SEMANALMENTE COM ELE!EU TINHA INTERESSE EM COMPRAR OS CARROS QUE ESTAVAM TBM ABANDONADOS NA GARAGEM, AO QUAL COLOCARAM FOGO E TUDO SE PERDEU!POR ISSO A AUMENTO DO MURO E COLOCAÇÃO DE ARAME FARPADO!

  19. Gente, que casarão lindo! Sempre tive o sonho de um dia ter um casarão desses pra mim.

  20. Douglas Nascimento, lhe agradeço por ter essa visão diferente desse mercado imobiliário que infesta nossas cidades em todo país, e que nos faz ver o que de bom era o que nossos políticos jogou fora. O progresso assim é burro e desajustado, guardo cada foto sua muito obrigado.

  21. Esse casarão foi alugado há muitos anos por um buffet que o restaurou e preservou toda a estrutura. Fiquei faxina conhecendo por dentro, salas e quartos amplos e com toda pompa dos antigos casarões que vemos na tv… Infelizmente o buffet não teve sucesso e desde q saíram do imóvel, este foi abandonado completamente.
    Muraram com tijolos todo o contorno do imóvel destruindo as grades de ferro trabalhada a mão por um grande e falecido serralheiro do bairro.
    Mesmo ainda abandonado, não há quem não pare pra admirar qdo se passa nesta rua se depara com tanta beleza e altivez arquitetônica.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: