Casarão – Praça José Roberto Leite Penteado

Houve um tempo onde as pessoas de alto poder aquisitivo em São Paulo optavam por residir em grandes imóveis, como palacetes e casarões.

Era uma época um pouco mais segura, sem a violência exacerbada que temos nos dia de hoje e com uma vida mais simples em via de regra. As casas não tinham tantos objetos eletrônicos “roubáveis” como nos dias de hoje.

Clique na foto para ampliar

Assim casarões como este, localizado no número 490 da Praça José Roberto Leite Penteado eram mais comuns e raramente ficavam vazios. Hoje, muitos dos imóveis neste padrão encontram-se destinados para o uso comercial, funcionando como escritórios, consultórios etc.

Esta preciosidade encontrava-se vazia na ocasião em que fomos até lá fotografar. Os únicos “moradores” que avistamos lá dentro foram dois gatos, que dormiam tranquilamente nas jardineiras de entrada.

A casa aliás possui nesta mesma entrada algumas colunas salomônicas, que dão uma elegância toda especial a ela. Não é em qualquer casa que encontramos este tipo de colunas em São Paulo, apesar de não serem algo extremamente raro.

Clique na foto para ampliar

Todo o piso do quintal e da entrada da residência e da garagem é adornada pelos famosos caquinhos de cerâmica vermelhos, este sim encontrados com bastante abundância na nossa capital.

O muro da casa é baixo e feito em pedra, mantendo-se preservada os portões e gradis originais. Aliás, toda a casa está com sua estrutura original preservada, apesar de já estar carecendo de certos cuidados.

Clique na foto para ampliar

Imóveis desse porte são cada vez mais raros em nossas cidades, que este exemplar não sucumba à especulação que tanto assombra a nossa capital.

Veja mais fotos deste casarão (clique na foto para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

11 respostas

  1. Linda muito preservada, olhando no Google mapas, vi outras casas lindas na mesma rua

  2. Linda e bem preservada, e olhando no Google msps, nessa mesma rua existe outras casas no mesmo estilo muito lindas tbm

  3. São poucas as pessoas q se dedicam a esse trabalho tão importante , aproveito o ensejo para novamente agradecer

  4. Meu Avô materno construiu nossa casa em 1946, na antiga R. Duarte da Costa, 1492, acho que é este numero, hoje ele não existe mais , foi demolida, um lugar muito bom de morar, naquela época, morei lá até 1965.

  5. Vou comentar novamente. Nesta praça há muitas casas lindas, vale a pena olhar, na esquina da Praça com a via anhanguera tem uma casa de ingleses, meus pais falavam que o dono foi gerente do frigorifica Armour. e muitas outras.

  6. Admiro muito teu trabalho pois poucas pessoas dedicam seu tempo registrando o passado. Esta grande ” obra de arte” logo logo irá sucumbir para no lugar dela surgir um prédio sem história. E ficará apenas na memória e em fotos. Parabéns.

  7. Lembra um casarão aqui de Guarulhos, na rua Felício Marcondes… infelizmente foi demolido há pouco tempo…

  8. Aliás com muros tão baixos assim me surpreende que ainda não tenham invadido ela e/ou a vandalizado.

  9. …/… é notável a qualidade da concepção arquitetônica demonstrada no ambiente de formato semi-circular , provavelmente sala de refeições .

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: