O Jaguaré é um bairro de São Paulo bastante interessante. A região, era uma enorme fazenda que seria adquirida em 1935 pelo empresário Henrique Dumont Villares, que iniciou então o loteamento da área.
Por sua posição geográfica bastante peculiar, uma espécie de morro em local estratégico, do alto do bairro é possível contemplar boa parte das zona oeste e sul da cidade, em uma localização bastante privilegiada.
Tão privilegiada que no seu ponto mais alto, Villares mandou erguer um farol magnífico, hoje conhecido como Mirante do Jaguaré. Apesar de algumas décadas atrás terem erguido um edifício bem diante do farol, ainda é possível avistá-lo de alguns pontos da Marginal Pinheiros, especialmente à noite quando está iluminado.
O fato do bairro ser planejado, não fez com que ele escapasse da bagunça urbanística típica de São Paulo. A grande maioria das construções originais foram modificadas ou demolidas, mas ainda é possível encontrar algumas absolutamente preservadas, tal qual quando o bairro foi loteado.
Infelizmente, algumas estão abandonadas. É o caso desta simpática residência térrea localizada bem ao lado do farol, no número 175 da rua Salatiel de Campos.
Segundo vizinhos, está desocupada há alguns anos. Por ser uma construção antiga, é um tanto quanto mais baixa que o nível da rua e como possui um muro muito alto, quase que não a notamos.
Notem que mesmo abandonada, destelhada e esquecida, trata-se de uma casa confortável, ampla e bem agradável. Nada que uma reforma ou restauração não devolva o glamour que um dia ela já teve. Dos fundos da residência tem uma vista espetacular para a região da Lapa e Vila Leopoldina.
Veja mais fotos desta casa (clique na miniatura para ampliar):
Comentarios