Casa – Rua Ítala, 81

Se tem uma rua que acho interessante no bairro da Vila Guilherme, é a Rua Ítala.

É uma via relativamente curta, que liga a Rua Coronel Marcílio Franco até a Avenida Conceição, mas que embora pequena é repleta de construções simples e interessantes. Já abordamos duas delas aqui no passado, nos números 217 (que infelizmente foi demolida) e no 198, e ainda falaremos muito mais sobre esta rua nos próximos artigos. E hoje falo da casa localizada no número 81.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Este é o tipo de residência paulistana que eu, particularmente, adoto fotografar. Um imóvel simples e antigo, porém muito bem preservado, com a fachada limpa e bem pintada. Muitas vezes vemos casas espalhadas pelos bairros de São Paulo que só precisam de uma tinta para ficarem “em forma” novamente.

E nesta, o dono caprichou. Optou por tons de verde claro e médio além do branco nos detalhes (seria a residência de um torcedor do Palmeiras ou apenas uma coincidência ?). No frontão uma estrela dentro de um círculo que, aliás, já observei em várias casas antigas espalhadas pelo bairro da Vila Guilherme, como no velho armazém (já demolido) que ficava no número 1587 da Avenida Gen. Ataliba Leonel. Talvez seja o símbolo de alguma construtora antiga ou apenas um adorno de fachada que estava no gosto popular na época.

Abaixo mais duas fotografias desta casa, com ênfase dos detalhes:

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Essas casas me encantam. Me remetem a um tempo de vida mais simples e humana, sem a necessidade de carro, telefone celular, correria. Tempos onde aproveitávamos mais o dia a dia, conversávamos com nossos vizinhos e não apenas com amigos virtuais, e quando criança, brincávamos na rua sem medo de violência ou atropelamento. Tempos estes, cada vez mais distantes. Essa casa é um colírio para os olhos e um alento para a alma.

Parabéns aos proprietários!

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

7 respostas

  1. Mesmo sendo corintiano, achei essa casa lindinha. Parabéns ao proprietário pelo capricho.
    Quanto à estrela, será que tem a ver com a Sociedade do Trote?

  2. Ela já foi reformada a algumas décadas pelo jeito, não? A entrada da casa provavelmente não tinha aquele telhado e aparentemente foram construídas outras casas nos fundos. Um belo imóvel, em ótimo estado de conservação. Parabéns ao(s) proprietário(s)

  3. Cara, parabéns pela matéria. Concordo em gênero, número e grau com seus comentários. Também fico saudosista, tempo bom que não volta mais, infelizmente. Por favor continue fotografando estas pérolas da nossa Zona Norte. Abraços

  4. Ainda mais sendo palmeirense, amei essa casinha…rs…! Brincadeiras a parte, que detalhes interessantes, esses cantos arredondados…que legal…! Abaixo a arquitetura meramente funcional, viva a arquitetura com preocupações artísticas e estéticas…! Belas fotos e textinho bom Douglas !

  5. Eu moro nessa casa e fiquei muito feliz pela matéria. Infelizmente moramos de aluguel, mas quem conserva a casa, inclusive os detalhes da pintura é meu pai … realmente é com muito zelo que tudo isso é feito. Eu sempre brinco que minha casa é uma casa de boneca … moro aqui desde que nasci, gosto muito do bairro.
    Ah, somos palmeirenses, mas a cor foi coincidência, se vocês olhares no Google a imagem que tem da nossa casa, é com paredes amarelo claro e vermelho telha. Gostamos de variar nas cores.
    Obrigada e parabéns!

    1. Parabéns pra você e pro seu pai! ^^
      Realmente parece casa de boneca e os contornos de telha parecem chantilly! rsrsrs!

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: