Se tem uma rua que acho interessante no bairro da Vila Guilherme, é a Rua Ítala.
É uma via relativamente curta, que liga a Rua Coronel Marcílio Franco até a Avenida Conceição, mas que embora pequena é repleta de construções simples e interessantes. Já abordamos duas delas aqui no passado, nos números 217 (que infelizmente foi demolida) e no 198, e ainda falaremos muito mais sobre esta rua nos próximos artigos. E hoje falo da casa localizada no número 81.
Este é o tipo de residência paulistana que eu, particularmente, adoto fotografar. Um imóvel simples e antigo, porém muito bem preservado, com a fachada limpa e bem pintada. Muitas vezes vemos casas espalhadas pelos bairros de São Paulo que só precisam de uma tinta para ficarem “em forma” novamente.
E nesta, o dono caprichou. Optou por tons de verde claro e médio além do branco nos detalhes (seria a residência de um torcedor do Palmeiras ou apenas uma coincidência ?). No frontão uma estrela dentro de um círculo que, aliás, já observei em várias casas antigas espalhadas pelo bairro da Vila Guilherme, como no velho armazém (já demolido) que ficava no número 1587 da Avenida Gen. Ataliba Leonel. Talvez seja o símbolo de alguma construtora antiga ou apenas um adorno de fachada que estava no gosto popular na época.
Abaixo mais duas fotografias desta casa, com ênfase dos detalhes:
Essas casas me encantam. Me remetem a um tempo de vida mais simples e humana, sem a necessidade de carro, telefone celular, correria. Tempos onde aproveitávamos mais o dia a dia, conversávamos com nossos vizinhos e não apenas com amigos virtuais, e quando criança, brincávamos na rua sem medo de violência ou atropelamento. Tempos estes, cada vez mais distantes. Essa casa é um colírio para os olhos e um alento para a alma.
Parabéns aos proprietários!
Comentarios