Casarão Demolido – Rua Ítala, 217

Há vários anos que este belo casarão está vazio e abandonado na rua Ítala, no bairro da Vila Guilherme. Ele já está à venda há tantos tempo que a única placa de vende-se que ainda resiste no imóvel está quase sem cor e seu número, de tão antigo, sequer existe mais.

Segundo o senhor Marcos Pereira que residiu na residência durante a década de 60, o imóvel já está abandonado há alguns anos.

A casa pertenceu a sua família e depois foi repassada a outro proprietário, que ali viveu por muitos anos até que finalmente mudou-se. O último morador, segundo informa Marcos, chamava-se Cipriano.

A razão do abandono deste imóvel é desconhecida, mas a bela construção chama a atenção de todos que passam diante da casa. O imóvel apesar da enorme quantidade de pichações e dos portões e grades enferrujados, está num estado razoável de conservação e pode ser facilmente recuperado por um novo proprietário. Quem se habilita ?

Confira mais fotos deste casarão (clique para ampliar):

ATUALIZAÇÃO – 08/11/2011:

Recebemos com pesar a notícia de que este belo imóvel da zona norte da capital infelizmente não existe mais. Foi demolido há alguns meses atrás e no local será um pequeno edifício. Um pouco da memória paulistana foi perdida novamente.

ATUALIZAÇÃO – 28/06/2012:
Estivemos na Rua Ítala alguns dias atrás e fomos conferir a nova construção que for erguida no local onde ficava a casa. Tiramos a foto no mesmo ponto para estabelecer um comparativo, confiram.

E ai, o que você acha ? Melhorou ou piorou ? Deixe sua opinião nos comentários.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

12 respostas

    1. esses vândalos deveriam depredar as próprias residências deles se acham isso uma forma de arte… a propósito: em porto alegre ja chegaram a pichar composições do trensurb e o aeromóvel (queria ver se esse bando de moleque teria coragem de pichar o carro do pai deles)…

  1. Que tristeza! Talvez a criação de uma lei que incentive ao morador de antigas construções a preservá-las pintando, deixando o local limpo conservando inclusive as árvores se existirem, e em contra partida o morador estaria isento de impostos.
    Somente assim as pessoas ajudariam a conservar esse patrimônio que conta a história de São Paulo.

    NIderce Teresa

  2. gostaria de saber pq tanta gente esta procurando casa assim como eu e os proprietarios deixam imoveis abandonadossssss

  3. Esta casa foi demolida e está dando lugar a um pequeno prédio! Não restou absolutamente nada da antiga casa! se vocês seguirem mais a frente pela mesma calçada verão uma casa bem antiga também que com certeza deve estar com seus dias contados! O que é uma pena!

  4. Como disseram noutros comentários anteriores, é uma tristeza ver edificações antigas que marcaram a história da cidade de São Paulo ficarem dispostas a intempéries e irem degradando com o tempo. Fico triste, pois meus parentes residem aí perto e eu nas proximidades, e inesperadamente e rapidamente está havendo uma construção de um prédio comercial no local. Espero que outros marcos da cidades e, principalmente do centro, não sejam derrubados pelo homem moderno.

  5. Gente.

    Tenho a impressao que toda a historia esta sendo demolida na cidade de Sao Paulo em prol dessa especulacao imobiliaria aliada a interesses politicos.

    E o rolo compressor foca atualmente suas demolicoes no bairro da Luz onde ha movimentos que uniram moradores, sem-teto, comerciantes para lutar contra essa vergonha silenciosa.

    Somos inumeros que discordamos do que acontece desde sempre.

    Ate quando ?

    Por que nao nos unirmos e combatermos DE FRENTE tudo isso ?

    Vamos criar associacoes, foruns, passeatas, manifestacoes !
    Vamos conscientizar a populacao !
    Com fotos, videos, discussoes publicas !
    Oferecer novas ideias, solucoes !

    Afinal esta é a nossa cidade.

    Senao sera tarde demais.

    E restarao apenas fotos em blogs de memorias.

  6. e construiram um prediozinho de uma arquitetura bem sem vergonha que mal gosto meus Deus ! e feito com materiais de pessima qualidade sera que compensa tudo isso ? o predio vagabundo esse!

    1. Ia ficar muito mais bonito ele reformado, muito mais charmoso! Uma pena! Perderam a chance e desvalorizaram o terreno, com certeza!

  7. Boa tarde,
    Esse imóvel pertenceu a família Santos e passou por gerações, não foi abandonado, simplesmente faltou recursos para mantê-lo após o falecimento do Sr Evilásio dos Santos. Sua esposa está com 95 anos e mora com uma das filhas. Eu passei minha infância nesta casa e tenho tantas recordações boas, me lembro de tantos detalhes do casarão todo!!! Infelizmente não tive condições financeiras para compra-lo e restaura-lo
    Sou afilhada do Evilásio e da Candola♥️
    O pai do Evilásio era construtor e construiu essa casa para meus padrinhos morarem quando se casaram.
    E moraram nesse casarão por mais de 60 anos!

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: