Hoje vivemos numa época em que a tendência do mercado são os apartamentos pequenos. Basta abrir os jornais, especialmente aos domingos, para encontrar anúncios de imóveis de 25 metros quadrados ou ainda menores.
Mas também houve uma época que a tendência também era de imóveis pequenos mas, ao invés de apartamentos, eram casas. Muitas destas casas, vendidas especialmente entre os anos 50 e 60, já foram reformadas e demolidas, mas rodando pelas ruas ainda encontramos algumas delas conservadas e bem charmosas.
Localizada no bairro guarulhense de Vila Augusta, essa simpática residência é a única a manter sua fachada original e preservada de um conjunto de 4 casas geminadas na rua Constâncio Colalilo. As demais, já sofreram algum tipo drástico de alteração, que vai desde um porta nova até cobertura para automóvel.

Vista dos imóveis vizinhos (Crédito: Google)
Casas como esta são cada vez mais raras hoje em dia. Os imóveis hoje abandonaram há muito tempo os muros e portões baixos e são cada vez mais isoladas da rua. Casa sem garagem ? São poucos os que aceitam. E os jardins então ? Muitas pessoas não encontram tempo para cuidar deles nos dias corridos do século 21.
Parece que a modernidade ao mesmo tempo que trás benefícios como medicina melhor e mais conforto, por exemplo, ao mesmo tempo nos sufoca. Entretanto pode passar quanto tempo for, casas como esta continuarão adoráveis. Não é mesmo ?
Na rua Guaratinguetá, bairro da Mooca, também tem uma casa pequena muito bonita (clique aqui para vê-la).
Veja mais duas imagens desta residência:
Comentarios