Em cada bairro que visito para catalogar imóveis para o São Paulo Antiga eu acabo tendo uma casa da região como favorita. Na Mooca, por exemplo, tenho até mais de uma. E, entre elas, a que considero mais simpática e charmosa é esta pequena residência no número 42 da Rua Guaratinguetá.
São diversos fatores que encantam nesta casa.
Em primeiro lugar o capricho do proprietário(a). É uma residência razoavelmente antiga, mas isto só se evidencia mesmo pelo tipo de construção, pequeno e sem garagem que hoje não é mais produzido, a casa está sempre linda, limpa e encantadora. Depois, os tradicionais “caquinhos paulistanos” uma forma bem paulistana de decorar pisos e paredes com um custo muito baixo e que sempre tem resultados agradáveis. Os muros baixos e o pequeno portão dão ares típicos de “casa da avó”, que sempre espera a gente com docinhos, bolos e muito carinho.
Toda vez que passo diante desta casa, lembro-me de meu tempo de criança e adolescente quando não via a hora de chegar o dia de visitar a avó (e o avô). São doces lembranças do passado que sempre revivem quando entro na Rua Guaratinguetá. Parabéns aos proprietários e que esta casa sempre permaneça assim, tão bela.
Aproveitando, bem diante desta casa ficava o saudoso Açúcar União, demolido em meados de 2009.
Veja mais duas imagens da casa (clique para ampliar):
Comentarios