Casa – Rua Barão de Tatui

É incrível como bairros já densamente povoados e repleto de edifícios ainda podem revelar construções antigas que parecem “se esconder”. Vira e mexe a equipe do site São Paulo Antiga encontra algo nestas condições. Desta vez, foi no bairro de Santa Cecília:

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Localizada nos números 353 e 361 da rua Barão de Tatuí, esta centenária construção tem uma arquitetura bem interessante e seu frontão é bastante peculiar, ostentando uma água na sua parte mais alta.

Águias na fachada não são lá muito comuns na arquitetura paulistana, mas lembro de já ter visto algumas em residências de alguns dos bairros mais antigos da cidade, como uma demolida poucos anos atrás no bairro do Pari.

Detalhe da fachada (clique na foto para ampliar)
Detalhe da fachada (clique na foto para ampliar)

Apesar de não estar em seu melhor estado de conservação, e com o imóvel necessitando de uma recuperação e pintura urgente, o velho casarão é um dos mais interessantes do bairro, especialmente nesta rua, onde quase não restam construções deste período.

Todos os detalhes originais da construção estão lá, preservados. Destaque além da bela fachada, para os portões de entrada e as ferragens de adorno da residência.

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

No dia em que fotografamos, notamos obras no local. Quem sabe veremos este imóvel sendo recuperado muito em breve ? Estamos acompanhando.

ATUALIZAÇÃO 24/03/2021

Quase seis anos depois de nossa visita a este imóvel pela primeira vez, retornamos para ver se as obras de reformar foram concluídas. Até o momento não foram. Continuaremos acompanhando por aqui.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

21 respostas

  1. Muito legal mesmo.
    No bairro de Vila Bela, na região da Vila Prudente, mais precisamente na rua dos Ciclames, havia uma residência muito antiga, que tinha uma ferradura enigmática em seu frontão.Havia umas “placas de arquiteto” no local.Resultado: a casa veio abaixo!

  2. Este belo imóvel é testemunha ocular dos bons e velhos tempos que infelizmente nunca mais voltarão. Precisamos urgente reinventar e reocupar o centro da cidade.

  3. Passava a pé por essa paralela da Angelica algumas vezes por semana nos anos noventa … e me lembro vagamente dessa águia que felizmente ainda lá está! Confirmando a observação do Fernando vi que na imagem de janeiro de 2015 do Google (vista da rua) há uma placa de venda pendurada na janela.

  4. JA MOREI NESTE CHAMADO DE CURTIÇO EM 1970 EJA FUI MUITO NOCINE ITAMARATI.QUE SAUDADE..

  5. Eu trabalho em frente a esse imóvel. Muita especulação vem sendo feito a respeito do mesmo, pois ainda não ficou claro o uso que terá após a reforma. Aliás, reforma não, Eles mantiveram apenas a fachada e a parede lateral, o resto foi todo derrubado. Eu acredito que um imóvel seja mais do que fachada, e quantos detalhes internos serão perdidos para sempre, sobrando apenas a águia de recordação. E quando montarem algo, ainda dirão que o imóvel é antigo. Apenas uma parede será antiga.

    1. Olá Victor, sou a nova proprietária do casarão. Fico feliz com todo o carinho que as pessoas têm por ele, nós também temos, ao ponto de comprar um cortiço! Imagine como é complexa e CARA essa reforma! Infelizmente quando compramos o imóvel ele estava todo compartimentado em pequenos quartos. Os antigos proprietários haviam inclusive construído uma laje intermediária subdividindo o térreo elevado em dois pavimentos com pé direito inferiores a 2,5m. Recuperamos TODOS os tijolos, reaproveitamos as antigas vigas de madeira e de ferro. Ou seja, salvamos tudo o que foi possível!

  6. Douglas, você tem contato do dona da casa? Sou produtor de moda e me interessei bastante por ela, estou com uma pauta de editorial e gostaria de fotografar nela.

  7. Olá Douglas, hoje passei na frente desta belíssima casa. Realmente está sendo reformada e os detalhes da fachada estão sendo preservados.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: