Casa Antiga – Rua Tobias Barreto

Da última vez que estive na rua Tobias Barreto foi para fotografar um pequeno edifício residencial, já publicado aqui, cuja fachada revestida em pastilhas homenageia o Palácio do Alvorada, de Brasília. E exatamente em frente ao prédio encontrei essa bela casa antiga que me deixou encantado.

clique na foto para ampliar

Nessa região do Belenzinho (dependendo de quem você pergunta pode ser também Mooca ou Alto da Mooca, mas o que vale é o que está no IPTU) são poucas as casas que ainda resistem com um terreno tão amplo como o dessa da foto. É um bairro onde as construtoras então sempre ávidas por lotes para construir.

A casa é muito bem cuidada e pertence a uma família de sobrenome Barna ao menos desde o início da década de 1960. Aliás, consultando a lista telefônica de assinantes de 1963, encontrei essa residência com o assinante “J.Barna – Telefone: 93-7850“.

Após a escadaria tem um segundo portão de ferro (clique para ampliar)

A entrada da casa é adornada por ume bonito muro feito de pedras com portão e gradil baixo. Logo em seguida ao lado direito da bonita escadaria existe um pequeno e bem cuidado jardim. Vencendo as escadas chega-se a primeiro a um segundo portão pequeno que dá acesso à entrada principal do imóvel, cuja sacada possui um nicho com uma imagem da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Uma preciosidade da região que espero que continue por lá. Abaixo veja mais fotos da residência:

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Castelinho da Rua Apa

Construído em 1912, o castelinho foi palco de um dos crimes mais famosos do Brasil em 1937 e desde então ele segue cercado de mistérios. Conheça sua história.

Leia mais »

2 respostas

  1. É lamentável! A Cidade de São Paulo está se tornando um grande cortiço vertical com a construção de edifícios muito altos, com apartamentos tão pequenos que mais se parecem com casas de pombos. Moro em um bairro da periferia, onde há anos começou a construção desses “pombais” horrorosos. Os proprietários que resistem acabam ficando espremidos entre essas tripas gigantes, perdem a luz do sol, a claridade de suas casas e tantos outros benefícios da natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *