Casa demolida – Rua Castro Alves

Me causa profunda tristeza quando observo que algum imóvel que eu fotografei para o São Paulo Antiga foi demolido antes mesmo que eu conseguisse publicar aqui no site. Foi o que aconteceu com esta casa localizada na altura do 390 da rua Castro Alves, bairro da Aclimação, região central de São Paulo.

clique na foto para ampliar

Esta casa eu fotografei durante a pandemia porém acabei não publicando. A minha ideia era retornar ao local em algum final de semana para tirar fotos mais centralizadas, já que durante a semana em todas as vezes que estive por lá havia algum caminhão ou veículo grande estacionado em frente, atrapalhando a realização das fotografias. No entanto, com a sua demolição, optei por publicar e usar o material que já tinha aqui em mãos.

Construída na primeira metade do século 20, a residência estava há alguns anos em péssimo estado de conservação, com sua fachada muito degradada e vários pontos necessitando reforma ou restauro urgente. Parte do frontão da casa, por exemplo, já havia caído. No entanto a casa ainda era passível de ser recuperada. Mas não será, infelizmente.

detalhe da fachada (clique para ampliar)

De acordo com o que foi possível apurar com vizinhos além desta casa, outros três imóveis vizinhos também serão demolidos e os devidos lotes agrupados. Possivelmente sairá algum grande edifício no local. Tratava-se de uma das últimas residências térreas da rua Castro Alves. Uma pena.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
X
WhatsApp
Facebook
Telegram
Threads

Respostas de 12

  1. É uma pena que as pessoas que acham esse lugar uma beleza não possam adquiri lá e reforma lá, me dá até um aperto no coração saber que a história dessa casa não existe mais.

  2. Olá. Realmente vários imóveis foram demolidos no entorno para empreendimento imobiliário no local. Soube que nessa casa houve um evento muito triste : um assassinato em circunstâncias muito dramáticas . Desde entao, foi abandonada. Nao sei se é verdade , mas é o que os vizinhos contam .

    1. Verdade, foi no ano de 2018. Assaltantes entraram na casa e espancaram o dono da casa, um senhor idoso, até a morte. Parece que foi descoberto que o assalto foi planejado por uma vizinha.

    2. Foi um assalto, era uma japonesa que guardava dinheiro na casa (hábitos orientais) realmente ela não investia na casa.

  3. Infelizmente essas casas com arquitetura no qual apresenta bons sentimentos, sensações de paz e de família, serão uma simples lembrança em nossa memória, destruídas, vão ceder espaço para mais um concretao sem nenhum tipo de ornamentação visando a arquitetura modernista tosca.

  4. Morei na Rua Castro Alves 272 de 1961 a 1967, que foi trans formada em uma lavanderia. Será que ainda existe?

    1. Acabo de registrar algumas photos do local aonde se encontrava a casa, ela e outros imóveis ao lado foram demolidos. Agora pode-se ver ao fundo as moradias dos vizinhos que logo terão uma alvorada de janelas de baixo ao alto em vez de um sol lindo, ou mesmo vislumbrar um céu lindo, cinza ou azul…

  5. Morei nessa rua a 43 anos atrás e eu me lembro bem dessa casa…ficava ao lado do número 300..realmente era linda e imponente…infelizmente na minha época, tinha muitas casas antigas nessa rua que viraram cortiços, os quais com o tempo foram sendo demolidos pra dar espaço aos prédios..

  6. Havia também uma outra casa, em frente ao hospital do servidor, no estilo que me lembra um pouco o estilo oriental, hoje abriga uma lanchonete e um estacionamento e aguarda outro empreendimento, como se fosse gestante no aguardo do nascer do novo, que pra mim, dificilmente será interessante como fora o que fora demolido.

  7. Em 2018, ocorreu uma tragédia nessa casa, em que assaltantes espancaram o dono dessa casa até a morte, e ferindo também sua irmã. Acredito que a proprietária não quis continuar no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações na sua caixa postal.

Junte-se a 2.401 outros assinantes
ouça a nossa playlist:
Substack - O Amigo da Cidade