Um dos maiores e mais ricos acervos de memória empresarial do país, o Centro de Memória Bunge, completou recentemente 20 anos e convidou o São Paulo Antiga e outros veículos de comunicação para um café da manhã e visita ao acervo nesta quinta-feira, 28 de agosto, na sede da empresa em São Paulo.
Neste evento tivemos a oportunidade de conhecer todo o histórico da Fundação Bunge e as pessoas que são responsáveis em manter este grande acervo à disposição da população. O centro de Memória Bunge foi criado em 1994 com o objetivo de reunir, tratar e disponibilizar todo o patrimônio histórico da empresa no Brasil.
Durante a nossa visita ao Centro de Memória Bunge, foi possível conhecer o rico acervo da instituição e o grande esmero com que tudo é preservado, em um dos melhores centros de arquivos brasileiros.
O acervo tem a disposição documentos, manuscritos, fotografias, plantas, vídeos, materiais tridimensionais e até obras de arte.
Entre a vasta gama de materiais, chamou a atenção para nós do São Paulo Antiga, a grande quantidade de fotografias de indústrias paulistanas que pertencem ou perteceram ao grupo Bunge, como o Moinho Santista, Moinho Fluminense de São Paulo e Rio de Janeiro, Fábrica de Tecidos Tatuapé, além do acervo de muitas outras empresas do grupo espalhadas por outros estados brasileiros.
Outro grande destaque do acervo do Centro de Memória Bunge são as propagandas antigas de seus produtos, sendo que muitos deles marcaram época.
Todo este acervo está a disposição dos interessados em fazer pesquisa. Boa parte do material inclusive está a disposição através do próprio site da instituição.
No dia que precisar fazer alguma pesquisa seja sobre São Paulo, arquitetura ou mesmo publicidade, não deixe de visitar o Centro de Memória da Fundação Bunge. Nós mesmos iremos lá muitas vezes!
Para maiores informações, agendamentos e consultas, acesse: www.fundacaobunge.org.br/acervocmb/
Veja mais algumas fotografias de nossa visita:
Comentarios