Já é notoriamente conhecido que muitos dos chamados “barões do café” e outros grandes fazendeiros paulistas residiam no interior de São Paulo e mantinham residência na capital. Isso se devia a fatores como a rapidez de locomoção para o porto de Santos quando da necessidade de resolver negócios por lá, e de visitar bancos e fazer articulações políticas na capital.
São Paulo era o chamado “meio do caminho” entre a propriedade rural e a o porto santista e, por isso, os ricos proprietários de fazendas paulistas ergueram em bairros como Campos Elíseos residências elegantes e suntuosas, mas esse não foi o único bairro a recebê-los.
Há casos de cafeicultores que construíram suas residências no bairro da Bela Vista e um deles, cujo palacete apresento aqui, trata-se de Elias Carneiro Giraldes.
Construído em 1917 esta elegante vivenda – como era chamada pela imprensa na época de sua inauguração – foi projetada para ser sua residência. Localizada à época no número 27 da Rua Arthur Prado o imóvel serviu de morada em São Paulo para o fazendeiro de Piraju por algumas décadas.
Infelizmente as informações acerca deste imóvel são bastante precárias. Consultamos as listas telefônicas dos anos 1937, 1938 e 1961 e não encontramos registros de linhas neste endereço. Também referente ao fim do imóvel tudo que sabemos foi relatado via testemunho oral, o que requer sempre um pouco de cautela. De acordo com um morador antigo da Rua Arthur Prado o imóvel foi derrubado em algum momento entre os anos 1960 e 1969.
Ainda hoje esta rua do Bixiga possui casas antigas muito interessantes e até uma que desde muito tempo está num estado de “balança mas não cai“. A maior residência já construída nesta via foi a de Salim Farah Maluf, na esquina com a 13 de Maio.
Respostas de 2
Fui ao Google Street View , e tudo que consegui localizar foram dois sobrados conjugados sob o numero que vc forneceu.
Ha uma semelhanca, com relacao ao recorte de fachada. Talvez a mansao tenha sido modificada e desmembrada.
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A surpresa grata ficou por conta do pequeno predio de apartamentos com quatro pavimentos na esquina, com a Rua Monsenhor Passalaqua. Linhas sobrias, sem rebuscamento, e o alinhamento dos vitros da escadaria frontal dao o destaque de fachada e assim quebrando a monotonia do convencional.
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Algo que e impossivel de se resgatar nos predios modernos, os quais usam de calaboucos e camaras de vacuo, as quais mais parecem cameras de masmorras . O recurso de vitros no lance de escadarias, estas sempre com bom arejamento e conferindo leveza ao conjunto do hall. Algo que a ditadura dos padroes exigidos pelo corpo de bombeiros tornaram o desenho de edificacoes estereis. Isto mais a falta de criatividade de arquitetos.
como estava em 02/22: https://shre.ink/8i18