Quem tem o hábito de passar pelo número 376 da Rua Artur Prado, na Bela Vista, nos últimos anos já se acostumou com a cena de um belíssimo casarão do início do século XX totalmente escorado para não desabar.
O casarão, é uma das mais belas construções do bairro da Bela Vista e por alguma razão está em um estado de conservação tão ruim, que caso as escoras se soltem a fachada pode ir ao chão.
Não se sabe o motivo do imóvel estar assim nesta situação há tantos anos. Presume-se que o proprietário está escorando o imóvel para evitar que ele caia e ele venha a ter problemas com os órgãos de preservação governamentais.
Entretanto, se um dos objetivos do tombamento é devolver o imóvel à sociedade, está na hora de alguma séria providência ser tomada a respeito deste casarão.
Como está não pode ficar, mas entendo também que o ônus do restauro não pode ficar somente para o dono do bem, uma vez que nem sempre o proprietário de um casarão é uma pessoa abastada.

Centenário, será que este casarão continuará resistindo ?
Existem rumores de que o imóvel tenha sido projetado pelo célebre Ramos de Azevedo, porém não foi possível comprovar a veracidade da informação.
Na relação de obras projetadas por Ramos de Azevedo não há nenhuma citação de construções na Rua Artur Prado, entretanto, alguns imóveis projetados por ele só existe nesta relação com o nome do proprietário e não tem o endereço. Tão logo esta informação seja obtida iremos atualizar este artigo.
O imóvel está tombado como patrimônio histórico desde o ano de 2002.
Veja mais fotos deste imóvel (clique na foto para ampliar):
Atualização 17/01/2013:
Recentemente fomos alertados pelo blogueiro Alexandre Giesbrecht, que o casarão recebeu uma curiosa lona azul como cobertura.
A lona cobre completamente o imóvel, não deixando nenhuma parte da construção visível. Qual seria a finalidade desta cobertura ? Protegê-lo ou esconder eventuais danos à construção dos olhos da população paulistana ?
Consultamos o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) sobre esta lona cobrindo o imóvel (enviamos inclusive as fotografias ao órgão) mas, até o presente momento, não recebemos nenhuma resposta. Caso apareçam novidades no caso, atualizaremos novamente este artigo.
Atualização 07/06/2017:
A famigerada lona azul que cobriu o imóvel foi removida há algum tempo, entretanto pouco se modificou na triste sina deste casarão, que segue sem restauro e sem perspectivas imediatas de alguma recuperação.
Será que um dia os paulistanos o verão restaurado ? Só o tempo – longo por sinal – dirá…
Comentarios