Município vizinho à capital paulista, Guarulhos é uma cidade que se confunde com São Paulo em seus limites. Em muitos trechos as duas cidades se misturam de tal forma que é difícil precisar qual é qual.
No entanto, quando o assunto é patrimônio histórico, Guarulhos é uma espécie de patinho feio do Estado de São Paulo, com pouca coisa relevante que ainda sobrevive na cidade, principalmente no âmbito da região central.
Ícones guarulhenses como o casarão e fábrica da família Carbonell, o casarão da rua Antônio Iervolino e, principalmente, o casarão da família Saraceni viraram pó por absoluta negligência dos prefeitos Elói Pietá e Sebastião Almeida, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT), nas gestões de 2000 a 2016. Já outro símbolo da cidade, o casarão do ex-prefeito Maurício de Oliveira, sobrevive em completo abandono.
No entanto, mesmo com tanto descaso oficial, é possível encontrar um ou outro imóvel antigo que ainda resiste e é encantador, veja a foto abaixo:
Localizado no número 136 da avenida Monteiro Lobato, bem no centro de Guarulhos, essa residência antiga sobrevive muito bem a especulação imobiliária que vem assolando a cidade nos últimos anos.
Seu nível de preservação é muito bom e sua preservação é total. Na área externa observamos, ao nível da rua, o gradil ladeado por pequenas colunas. Logo mais adentro, o belíssimo jardim, sempre impecável com uma boa variação de espécies de plantas.
Já a casa tem uma bela arquitetura, que nos remonta as casas de fazenda. Uma verdadeira jóia a se preservar pelos guarulhenses.
Veja mais fotografias:
Respostas de 7
Sim, é mesmo um belo exemplar! Nessa mesma região, nas vias laterais, há outras casas bem interessantes: antigas, espaçosas e bem preservadas.É bem pertinho dessa daí mesmo, indo como se fosse para o antigo Centro de Solidariedade ao Trabalhador, que já foi desativado.
Falando no centro de Guarulhos, na rua Doutor Nilo Peçanha,uma subidona que vai dar na rua Sete de Setembro, também há um belo casarão antigo, estilo fazenda, que inclui até a imagem de um carro-de-boi pintado na parede( ou algo parecido). É bem bonita, e vale uns cliques!
É muito triste, ver o patrimônio histórico e cultural, desaparecendo esvaziando o futuro do país.
Parece com uma no Jardim São Paulo na Zona Norte que tinha até azulejos portugueses dentro dela, estava impecável e ficava em cima de um morro numa posição privilegiada e infelizmente foi demolida para dar lugar a mais um “pombal de luxo”, tomara que essa não tenha o mesmo fim, se bem que o imóvel parece que é habitado.
Cara, essa é a casa do meu vô. Se quiser, trocar uma ideia comigo pra saber mais sobre a casa.
Olá! estamos procurando uma casa antiga para fazermos um filme de ficção. (filme escola) e gostariamos saber da possibilidade de locarmos a casa por 20 dias em dezembro
Quando foi construído o casarão da Monteiro Lobato.
como estava em 10/23: https://maps.app.goo.gl/Gzjq7CbE1EF1T9Uz8