Os antigos casarões gêmeos, da família Carbonell, na região central de Guarulhos não existem mais. Foram completamente demolidos, para dar lugar a um conjunto de apartamentos que serão erguidos no local por uma grande incorporadora.
A Lopes não se preocupou em preservar nem um pouco da bonita história da Cidade de Guarulhos que havia no local e em 4 meses apagou da memória do cidadão guarulhense a última recordação da antiga Carbonell Fiação e Tecelagem, fundada pelos irmãos Hilário e Henrique Carbonell na década de 1920 e que funcionou no local até meados da década 1990.

A antiga Carbonell Fiação e Tecelagem e, no alto da imagem, os casarões gêmeos.
Os dois irmãos viviam com suas famílias, cada uma em um dos casarões idênticos, no alto da colina como foi possível observar no canto superior da fotografia.
Dali era possível observar não só a empresa como boa parte de Guarulhos e até da capital paulista. A fábrica já havia sido demolida há alguns anos e dos dois casarões um havia sobrevivido até fevereiro deste ano, onde funcionava uma escola chamada Eleonora Carbonell*¹.
A escola mudou-se para outro bairro da cidade e o local foi começou a ser demolido em poucos meses, de forma lenta de fevereiro e durou até abril. Nossa equipe acompanhou todas as etapas deste ato hostil ao patrimônio histórico da Cidade de Guarulhos, fotografando a ação do início ao fim.
No último dia, a única coisa que restou deste casarão e da história da família Carbonell neste local foi a placa com o número do casarão, que nós guardamos (vide última foto da galeria no final deste artigo).
A cidade de Guarulhos não possui muitos imóveis históricos e está perdendo os poucos que ainda restam.
No local de um patrimônio da cidade de Guarulhos, ergueram-se novas torres. É a ganância da especulação imobiliária apagando a história não apenas de uma família, mas de toda uma cidade.
Nota:
*1 – O colégio mudou-se para a Vila Leonor, outro bairro de Guarulhos, e passou a chamar-se apenas Carbonell.
Veja outras fotos deste casarão (clique na miniatura para ampliar):
Créditos: Fotos 05 e 06 – Glaucia Garcia de Carvalho / As demais: Douglas Nascimento
Comentarios