O bairro da Vila Guilherme é um dos mais agradáveis recantos da zona norte de São Paulo. Consegue ser um bairro tão completo que até estúdios de televisão já teve um dia. E é por lá que encontramos mais uma relíquia da história do transporte coletivo da cidade: O ponto final da primeira linha de ônibus do bairro.
Funcionando na Praça Oscar da Silva desde a década de 40, é um dos pontos de ônibus mais antigos de São Paulo. Em 2013 já havíamos abordado um ponto na Lapa, como o mais antigo. Este porém é ainda anterior a aquele outro, apesar de diferentemente daquele este não funcionar mais como ponto de ônibus.
Esta ponto marcou a praça como origem da primeira linha de coletivo do bairro. A “Linha 57” saia deste local e ia até o Anhangabau, conhecido no passado por abrigar inúmeras linhas que dali se dirigiam para diversos cantos da capital paulista e até grande São Paulo. Aliás, este tipo de construção, em alvenaria, era também visto em outras regiões, como este ponto da foto abaixo que ficava na Avenida Cásper Líbero.
Como parada final de uma linha, a construção previa algum conforto não só para os passageiros que aguardavam o veículo em um local coberto, como também para fiscais, motoristas e cobradores, já que muitas dessas paradas possuíam um pequeno banheiro. Estes pontos feitos em alvenaria ainda podem ser observados em outros locais da cidade, mas em sua imensa maioria bastante descaracterizados, como na Praça João Mendes e até no Vale do Anhangabau. Este da Vila Guilherme, por sua vez, está totalmente preservado.
Esta linha permaneceu por muitos anos nesta praça até sair do local. Quando a linha foi alterada o ponto entrou em decadência e chegou a ficar abandonado por vários anos, ajudando a deixar a Praça Oscar da Silva bastante degradada.
Por ocasião do aniversário de 450 anos da Cidade de São Paulo, houve um movimento de moradores no intuito de preservar esta relíquia da história do bairro. Esta ação sensibilizou a prefeitura que mandou recuperar o ponto de ônibus, que foi entregue de volta a população restaurado em 24 de junho de 2004. Desde então o ponto mantém-se preservado e dando ares nostálgicos à praça. Junto do ponto funciona uma base da Polícia Militar.
É muito satisfatório saber que este ponto de ônibus não desapareceu e foi preservado pelas autoridades municipais. Hoje ele está tão incorporado à praça que é difícil imaginá-la sem ele. A história de uma região também pode ser contada através de símbolos simples, como uma parada de coletivos.
Estamos em busca de outros pontos antigos pela cidade. Se sua região tiver algum, entre em contato conosco!
Veja mais fotos (clique para ampliar):
Curiosidade: Linhas antigas, problemas antigos
A linha de ônibus de Vila Guilherme também apresentava naquela época os problemas que até hoje estamos acostumados a ver nos coletivos paulistanos. No recorte abaixo, extraído do jornal “O Estado de S. Paulo” de 8 de junho de 1952, leitor já manifestava sua insatisfação com a qualidade do serviço prestado. Será que um dia essa história vai mudar ?
Respostas de 19
Alegria!
Entre os anos 1969 e 1979, lecionei no colégio estadual existente no local. Nessa época o ponto de ônibus estava íntegro e em pleno funcionamento. Era uma referência para o local. A própria escola, que foi inaugurada em março de 1969 era linda e imponente.
Depois vieram a degradação e as pichações mas as lembranças que ficaram para mim são as melhores.
Quanto aos ônibus da antiga Viação Parada Inglesa, também tenho na memória as melhores lembranças, pois quando criança morava no Bom Retiro mas minha madrinha morava na Parada Inglesa, sendo frequentes as visitas que fazíamos a ela. Minhas lembranças devem ser posteriores ao ano de 1952, época do recorte de jornal onde um usuário reclama da empresa e de seus ônibus.
Acho que as reclamações deram resultado pois o que me lembro é de ônibus bonitos, diferentes a começar pela cor ( marrom e creme) e muitíssimo melhores por exemplo, do que os ônibus da CMTC que atendiam à Àgua Fria ou Tremembé, onde também tinha parentes residindo.
Valeria à pena uma reportagem sobre o ponto de bonde feito em alvenaria e ainda existente na Praça João Mendes, na frente da belíssima igreja de São Gonçalo e fundos da Catedral da Sé.
Na Vila Formosa tinha um assim também!
em santos-sp tem um igualzinho na praia com a conselheiro nebias onde um prefeito montou uma loja de conveniencia…. o david capistrano mas ainda tem mais por la…essa igreja da santa efigenia me deixou grande saudades abração vfc….
Nasci em 1946, em uma chácara ao lado, onde hoje é um ginásio, lembro bem desse ponto e da garagem dos ônibus na rua Maria cândida, onde hoje está o supermercados Sonda. Em 1954 mudamos para Parada Inglesa.
Onde é a praça Oscar, antes era uma escola infantil e o local era todo cercado com alambrado, e em frente era a escola Afrânio Peixoto.
Jovem José Pereira Vidinha…uma boa tarde !
Fiquei contente ao ver o seu comentário.
E indico para matar a saudades o site:
http://www.vilaguilherme-sp-com.webnode.pt
e no Facebook:
VilaGuilherme – Moradores e amantes deste bairro
Vila guilherme BRASIL
Vila guilherme Bairro da Zona Norte da Cidade de SP
Faça uma visita e deixe lá um comentário.
Fortes abraços de,
Edgard Martins (Vô ED
Sr. José Pereira Vidinha
Em 1959 eu meus irmãos e meus pais nos mudamos para SP, vindos de S.J Do Rio Preto , interior de SP. Moramos então na Rua. Cel. Jordão que corta a Av. Maria Amalia e após, na R. Antonio de Magalhães, próximas da Praça Oscar Silva, onde existe este ponto de ônibus até hoje!! Eu e mais três irmãos, frequentamos o Parque Infantil que existia nesta praça e que era todo cercado por esse alambrado a que o Sr se refere e ao redor dele existiam lindos hibiscos vermelhos e amarelos plantados e que, floreciam o ano todo!! A escola a que se refere, também frequentamos a partir dos 7 anos de idade e chamava-se Grupo Escolar Afrânio Peixoto, onde hoje funciona a Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão. A escola mudou depois para a Av. Maria Amália, mais pra frente, sentido centro, onde funciona até hoje a Escola Estadual Afrânio Peixoto.
Vim em busca de imagens do Parque Infantil e me deparei com este belo “Ponto de Ônibus” tão bem preservado e com esta e historia e estórias, parte das nossas vidas e que, ainda hoje guardamos na memória, após 60 anos!! “Recordar é viver” !! “Velhos tempos, belos dias…”
Post muito interessante!
Aqui no Rio, na Ilha do Governador (mais especificamente na Ribeira, em frente à antiga estação das barcas) existe um bem semelhante a esse (as cores são outras), ainda em uso, embora eu acho pelo que já li que originalmente de um lado passava bonde (e não ônibus) e do outro era posto de gasolina. Procurem no Google Mapas pelo satélite da “Praça Iaiá Garcia”.
fui muitas vezes ao endereço Praia da Ribeira nº 2, e numa das vezes o táxi saiu por esse lado, passando pela praça.
Legal Douglas pela matéria deste ponto de ônibus na Vila Guilherme. Quando de vez em quando passo neste local, pela Rua Maria Cândida fico maravilhado pela preservação do local, ainda bem né !!
Abs,
William – Guarubus
Eu adoro essa região da Maria Cândida, pois ela é muito bem servida de serviços e comercio, e muita gente usa o espaço. Agora, o que me deixa mais impressionado na matéria é alguém ter conseguido tirar foto do ônibus azul, que é o 119-P Vila Paiva, carinhosamente apelidado pelos moradores de Vila Raiva, devido a raiva que você passa no ponto esperando por ele.
Então esse busão deve ser tipo o Cometa Halley que passa de 76 em 76 anos????
Eu fiz o primario no Grupo Escolar Afranio Peixoto e posteriormente ginasio e colegio no Ceca Colegios Estadual Casimiro de Abreu,nessa praça onde fica esse lindo ponto de Onibus..Peguei muitos onibus aí com meu pai que trabalhava no Predio Martinelli,descia em frente aos Correios….Era um trajeto tão grande para mim que era criança..Hoje a cidade ficou pequena com as ruas e carros…Saudades desse tempo….abraçosss
Me lembro de pegar essa linha de ônibus com minha mãe para irmos até o centro, quando eu morava na Vila Guilherme. Nessa época as pessoas diziam “vamos até a cidade”…bem antes do metrô ser inaugurado…bons tempos.
Nessa praça, nos meados da década de 70, existia ali um junta de serviço militar
A uns 10 anos atrás , ainda existia essa junta militar,hj em dia já não sei mais!
realmente nos anos 80 a tvs se instalava na vila guilherme, mas com tantas enchentes que inundavam os estudios foi obrigatorio que saíssem de lá e hoje estão em osasco,
Parabéns Douglas Nascimento.
Removeram a placa do ponto. Crei oque desde o ano passado. Não consegui informações do seu paradeiro!