Esta enorme construção na Avenida Ataliba General Ataliba Leonel já foi palco de duas coisas distintas: Cinema e Teatro.
Inaugurado em 1958, originalmente o prédio foi o extinto Cine Sol, um dos grandes cinemas da cidade de São Paulo e que por muitos e muitos anos fez a alegria dos moradores da região, que se reuniam para assistir sua programação sempre bastante sortida de filmes.
Com o tempo, o cinema foi perdendo o seu encanto e parte do seu público até que foi adquirido pelo empresário e apresentador Sílvio Santos e tornou-se, em 1979, o tão conhecido e até hoje famoso “Teatro Sílvio Santos”, onde por muito tempo foi palco do dominical “Programa Sílvio Santos”, estes anteriormente realizados nos estúdios da rua Dona Santa Veloso.
Foi ao mudar para este endereço que a emissora de um grande salto, mudando de TVS (TV Studios Ltda) para SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).
Com as novas instalações do SBT na Anhanguera, o local foi fechado e desde então segue vazio e esquecido, sendo que a única lembrança do período que foi um estúdio de televisão é o logotipo da emissora no alto do imóvel.
Dados do imóvel:
Ano de construção: 1956
Ano de inauguração: 1958 (Cine Sol)
Capacidade: 1514 lugares (Cine Sol)
Área Construída: 1300 metros quadrados
Reformas: 1979 (para inauguração do local como teatro da TVS atual SBT), 1989, 1993 e 1994
Pé direito: 12 metros sendo destes 9 de área útil
1 estúdio principal
2 estúdios auxiliares de 100 metros quadrados
4 camarins
Colaboração: Hamilton Kuniochi
Veja mais fotos do antigo estúdio e cinema (clique na foto para ampliar):
Comentarios