Poucas pessoas hoje em dia conseguem imaginar que a zona leste de São Paulo já foi uma região agrícola e de produção de vinhos. Bairros hoje agitados e repleto de edifícios como Belém, Tatuapé e Penha já foram paragens tranquilas onde a vida era bem mais pacata e dedicada a agricultura, e até ao turismo de final de semana.
Até os primeiros anos do século XX, era comum pessoas abastadas terem suas residências na região central de São Paulo e suas casas de campo para os finais de semana em locais além do marco da meia légua, na zona leste e até na charmosa Vila Galvão, na vizinha cidade de Guarulhos.
Nesta época, a família Bresser possuia uma fazenda no Belém, João Bohemer produzia sua premiada cerveja na Penha e os Marengo produziam suas uvas niágara, que chegaram ao Brasil através do patriarca da família, Benedito Marengo, em 1894, quando este já vivia há 10 anos em terras brasileiras.
As uvas niágara de Benedito Marengo logo tornaram-se nacionalmente conhecidas e foram importantes para o crescimento dos negócios da família. Os 24.000 metros quadrados do terreno que Marengo comprara para a produção de uvas no Tatuapé (então Brás, pois o bairro ainda não existia oficialmente), logo precisou ser ampliado e foram adquiridos mais 92.000 metros quadrados onde hoje é a Vila Gomes Cardim.
Sucesso, não havia quem não conhecia as “uvas marengo” e suas atividades e de seu filho e sucessor, Francisco Marengo, foram fundamentais para o desenvolvimento do que hoje é o bairro do Tatuapé.
Hoje, ainda é possível notar a presença da tradição de Marengo nas ruas do Tatuapé. Seja através de ruas que levam os nomes de familiares ou seja por este belo portal que está esquecido na avenida Celso Garcia, já quase no bairro da Penha:
Clique para ampliar:
O local, até o início de 2009 ainda funcionava. Porém em meados do ano passado a entrada da antiga propriedade dos Estabelecimentos Agrícola Marengo foi fechado com uma parede de tijolos.
Hoje, a única lembrança visual das uvas marengo nesta região, é este belíssimo mural de pastilhas, que mostram as tão famosas uvas. Notem que o painel é tão antigo que o número de telefone é de apenas cinco dígitos.
Qual será o destino deste antigo depósito Marengo ? Apesar da entrada ser pequena, existe um imenso terreno no fundo (veja mapa). Esperamos que seja ele qual for, que seu proprietário saiba preservar este belíssimo mural que representa de forma simples e discreta uma parte da história do Tatuapé e da cidade de São Paulo.
Atualização 13/03/2012: Tudo foi demolido
Vista geral da entrada e casas vizinhas (clique para ampliar):
Comentarios