Uma sessão que muitos dos leitores aqui do São Paulo Antiga pedem sempre por atualizações é a Antes & Depois, onde faço comparativos de um determinado lugar em duas épocas distintas. Nesta publicação vamos ver um trecho específico do bairro da Sé, região central de São Paulo.
A fotografia acima é muito antiga, precisamente de 1910, e mostra um dos cantos da atual praça Dr. João Mendes. Para entender o local sob o ponto de vista atual, tome como ponto de referência a mulher de sombrinha, entre os trilhos de bonde.
Do lado esquerda dela está o início da rua Riachuelo, que terminava no extinto Largo do Riachuelo onde hoje está a avenida 23 de maio (como referência ainda existente deste largo veja aqui no site a antiga Subestação Riachuelo ou então o Palacete Riachuelo). Já à direita da mulher está o final da rua Quintino Bocaiúva, outra importante via do centro.
Na foto antiga ainda podemos observar diversas pessoas na calçada e no meio fio, como as crianças posando para a foto. Vemos na porta de alguns estabelecimentos alguns comerciantes vestindo seus aventais brancos e alguns homens transitando bem na estica com seus paletós e chapéus.
E como será que está esquina hoje em dia? Vejamos:
Fazendo um comparativo entre as imagens a partir da esquerda em direção à direta, podemos notar que mesmo passado mais de um século entre as duas imagens (a atual é de 2024), encontramos ao menos três construções que chegaram até a atualidade. Todas já catalogadas aqui no São Paulo Antiga, aliás.
O primeiro, bem canto esquerdo da foto, é um sobrado hoje um tanto quanto deteriorado mas ainda com sua forma nativa. Construído em 1909, um ano antes de fazerem a primeira fotografia, o sobrado era um imóvel de uso misto, originalmente com residência no piso superior e ponto comercial no térreo. Há alguns anos oscila entre aberto e fechado, geralmente como estacionamento de veículos.
Na esquina seguinte, no sentido horário, temos dois imóveis pequenos (um comércio e uma casa) que foram demolidos e deram lugar para o Prédio Santa Francisca, cuja construção possivelmente levou ao chão outras edificações da rua Riachuelo que não aparecem na foto antiga.
Na sequência vemos duas outras construções, um sobrado e um pequeno edifício construídos em algum momento entre 1900 e 1910. Ambos resistem bravamente até hoje e são tombados como patrimônio histórico de São Paulo, já as demais edificações que aparecem na foto antiga há tempos deixaram de existir. Você confere os sobreviventes em detalhes clicando aqui e aqui.
Gostou do comparativo? Deixe um comentário. Abaixo você tem uma amostragem dinâmica do local, basta arrastar para os lados para ver a comparação: