Uma ótima notícia para a cidade de São Paulo e para o patrimônio histórico municipal: foi anunciado pelo Conpresp o início do processo de tombamento do conjunto de casas localizado na Rua Normandia e arredores.
Construídas durante a década de 1950 este adorável conjunto de residências são resquícios de um passado não muito remoto do bairro de Moema e Vila Helena, como a região era chamada antigamente. São ao todo 54 imóveis localizados tanto na rua Normandia como na vizinha rua Gaivota.
O bairro de Moema (inicialmente chamado de Indianópolis) foi loteado entre 1913 e 1915, naquela ocasião não estavam previstas as casas das ruas Normandia e Gaivota. A rua não aparecia em mapas anteriores à década de 1950.
Inicialmente residencial, os sobrados foram ao pouco transformando-se em comerciais à medida que o bairro foi se verticalizando. A rua Normandia é bastante popular especialmente na época de natal, quando a via costuma ficar bastante decorada, lembrando o natal europeu.
Durante o processo de tombamento fica congelada qualquer possibilidade de alteração nos imóveis, bem como qualquer atividade de pintura que deve ser autorizada previamente pelo órgão municipal de preservação.
À medida que tivermos novidades traremos aos leitores.
Veja mais fotos de casas da rua Normandia (clique para ampliar):
Comentarios