Quem observa atualmente este lindo conjunto de sobrados geminados localizados no final da rua Maria José, praticamente na esquina com a avenida Brigadeiro Luis Antônio, talvez não imagine o quanto ele estava degradado até algum tempo atrás.
Localizadas bem próximas ao antigo Hotel Danúbio, estas casas acompanharam o triste processo de degradação desta área desde que o luxuoso hotel fechou as portas.
As casas logo ficaram em terrível situação de abandono, com a fachada bem degradada, pichações e sempre com muito lixo em suas calçadas, uma vez que há muita gente sem educação que pensa que imóvel fechado é lugar de descarte de lixo e entulho.
As três fotografias abaixo foram tiradas em dezembro de 2008, quando eu já estava fotografando locais para o futuro lançamento do blog São Paulo Antiga, em janeiro do ano seguinte. Dá pra ter uma real noção do péssimo estado em que elas estavam:
Confesso que tinha quase certeza de que estes sobrados iriam sucumbir a força da especulação imobiliária e logo seriam colocados abaixo, para dar lugar a um edifício ou até mesmo um estacionamento. Contudo, foi uma grata surpresa para mim ver todos eles reformados e sendo novamente ocupados, senão como residências, funcionado como estabelecimentos comerciais e escritórios:
Com a ocupação do velho e abandonado Hotel Danúbio por uma universidade, um novo público passou a frequentar a região, trazendo novos consumidores dos mais variados serviços. Assim, o restauro destes imóveis veio em muito boa hora.
O primeiro foi o da esquina, que não sei se faz parte do conjunto dos cinco sobrados, mas que com certeza foi o que mostrou que era possível recuperar o final da rua Maria José e dar nova vida aos imóveis. Depois todos eles foram reformados e estão muito bonitos.
Abaixo, as fotografias de cada um deles:
É realmente muito gratificante ver todos estes belos sobrados geminados de volta a vida, sem ter dado lugar a um novo empreendimento. A cidade precisa de mais iniciativas bacanas como estas, que dão vida nova a lugares que antes não imaginávamos que seria possível.
Parabenizamos os proprietários pela excelente atitude de recuperar estes imóveis.
Conteúdo atualizado em: 20/03/2019
Comentarios