Sobrados da Rua do Tatuapé

A rua do Tatuapé é uma importante via da zona leste paulistana que liga basicamente o dito Tatuapé até a Penha, tendo seu último trecho o nome de Estrada Velha da Penha. Antes disso ela passa por um bairro que hoje poucos conhecem mas que era bastante falado no passado, o Maranhão. Fizemos até um artigo sobre este bairro que você pode conferir aqui.

E nesta rua existem algumas construções antigas, nem todas preservadas mas com certeza algumas interessantes, como estas duas a seguir.

clique na foto para ampliar

Construídos na primeira metade do século 20, esses dois sobrados geminados são das mais antigas residências da rua do Tatuapé. Na região conhecida como parque São Jorge.

Estão preservadas em suas características originais, tendo suas únicas alterações os dois portões de grade alta no lugar dos originais baixos. No restante tudo original, fazendo a ressalva aqui apenas para a escolha de pintura texturizada, que é uma péssima escolha para ambientes externos, especialmente em ruas de trânsito extenso, já que as ranhuras com o tempo acumulam a poeira e poluição.

O ponto negativo se dá pelo detestável poste (sempre ele) atrapalhando a vista das duas casas.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Monumento Rodoviário

Atravessamos a divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro e fomos até o município de Piraí, para falar de um dos mais tristes abandonos brasileiros: O Monumento Rodoviário.

Leia mais »

2 respostas

  1. A região que abrange o clube do Corinthians, o Parque São Jorge, é bem legal de passear e observar- e registrar em fotos também.
    Parece incrível, mas são ruas tranqüilas e repletas de casas bem agradáveis. Bem alí, próximo do clube e do Senai, há antigos galpões e casas já um tanto descaracterizados mas que ainda é possível observar os janelões característicos.

  2. Gostaria de Saber os motivos pelos quais a continuação da rua do tatuapé é chamada de Santa Maria?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *