Uma das avenidas mais importantes da zona oeste paulistana, a Avenida Pompeia, é também uma das vias que mais sofrem com a especulação imobiliária.
Inicialmente residencial e repleta de belos casarões e sobrados, a avenida foi sofrendo transformação à medida que o trânsito foi aumentando e as mudanças viárias trouxeram restrições ao estacionamento na via pública.
Com isso muitos moradores optaram por deixar a região e mudaram para outros pontos da cidade, buscando residências em locais mais fáceis para que visitas possam estacionar, ou localidades com menos caos no trânsito.
Essa mudança trouxe à Avenida Pompeia uma transformação. Imóveis outrora residenciais passaram a se transformar em estabelecimentos comerciais, usando o que antes eram jardins ou quintais das casas como estacionamento para clientes (veja última foto deste artigo).
Já nos últimos dez anos uma outra mudança vem ocorrendo na região. Estes mesmos imóveis comerciais estão sendo vendidos e derrubados, para dar lugar a novos empreendimentos imobiliários. Saem as casas entrem os prédios.
Localizadas entre os números 561 a 581, os imóveis citados neste artigo são as novas vítimas desta especulação imobiliária. Sendo um casarão isolado e mais três outros geminados, foram vendidos e serão demolidos em breve. Em seus lugares sairá muito provavelmente um novo edifício.
O que eram o espaço de cerca de 4 a 6 famílias, dará lugar em uma via densamente povoada e com trânsito já problemático, para algumas dezenas de residências verticalizadas e, muito provavelmente, mais veículos e mais trânsito.

Este casarão já foi demolido (Foto: Google Street View)
Será que a Avenida Pompeia ainda tem espaço para mais verticalização ? Acreditamos que não.
Comentarios