Sobrado – Rua Afonso Arinos

Muitas vezes encontramos imóveis que mesmo não estando em suas melhores condições de preservação, não deixam de mostrar a beleza de sua arquitetura. É o caso deste sobrado de uso misto localizado na esquina das ruas Afonso Arinos e Itariri, na região do Canindé, zona central de São Paulo.

clique na foto para ampliar

Seu estilo arquitetônico chama muito a atenção, especialmente no lado direito que o que dá acesso aos pequenos sobrados geminados que originalmente foram muito provavelmente destinados à locação, enquanto outros dois outros apartamentos maiores são acessíveis um pelo lado esquerdo da fachada e o outro por uma porta de à direita da porta comercial principal.

Estilo arquitetônico da fachada é único na região (clique para ampliar)

Fico imaginando o quanto elegante não ficaria esse conjunto de sobrados se fossem totalmente restaurados. E não seria difícil recuperá-los, uma vez que todos os elementos originais estão ainda por ali.

Veja mais fotos do conjunto na galeria abaixo (clique na foto para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

4 respostas

  1. Esse conjunto de sobrados é muito lindo! Sempre quando passo pela Avenida Cruzeiro do Sul olho para esse conjunto com uma admiração e penso mesmo que o Douglas, como seria maravilhoso esse conjunto restaurado.

  2. Eu gostaria mesmo de conhecer o momento exato em que casas como essas começaram o seu processo de degradação. Mas isso foi aos poucos, com o passar dos anos…
    É que nem a tal da cracolândia. Como começou tudo aquilo? Qual teria sido a “pedra fundamental”(sem trocadilho)?

    1. Oieeee, eu morei durante 10 anos nessa casa do n°48. O que aconteceu foi o seguinte era um cortiço e existia uma pessoa que sub locava , na verdade passou por varias pessoas mas a última deixou de pagar água, luz, impostos e aluguel. Ficamos sem água e luz por anos e devido não termos condições financeiras na época, ficamos lá até que em 1993 fomos despejados, simplesmente cheguei da escola e tinham jogado as coisas de todos moradores num caminhão e fecharam com tijolos a porta e ficou assim até 2016 quando foi reabitado.

  3. Olá, eu morei aí no n°48 nos anos de 1983 até 1993.
    Era um cortiço com 7 cômodos ocupados por famílias diferentes.
    Me lembro e sonho sempre com essa casa, realmente era linda e hoje foi invadida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *