Os anúncios imobiliários estão presentes nos jornais paulistanos praticamente desde que a imprensa existe por aqui. No início basicamente eram anúncios de texto com uma breve descrição do imóvel, dizendo se ele era usado ou novo, seu preço e condições de venda.
Não eram raros os anúncios não darem detalhes do negócio, pedindo que o interessado em comprá-lo fosse até o jornal retirar mais detalhes (isto era muito comum nos anúncios do final do século 19).
Com o tempo os anúncios foram melhorando e ganhando ilustrações. Nos anos 40 foi quando eles passaram a ser publicados com fotografias, dada a melhoria da tecnologia da época, tanto de impressão de jornais como fotográfica.
O anúncio ao lado é de 1949 e foi publicado no jornal Folha da Manhã em fevereiro de 1949. Ele aponta para um belo e recém construído sobrado, localizado no número 406 da Rua Tito, na Lapa. O preço a época era de Cr$170.000,00.
Fomos até a rua Tito conferir o imóvel ainda existe, e ficamos surpresos ao constatar que, passados seis décadas da veiculação do anúncio, o sobrado segue lá intacto.
Vejam só como ele está atualmente:
Mesmo com a fachada um tanto carente de pintura e descuidada, o sobrado ainda hoje está muito preservado e bonito. Bacana não é mesmo ?