Um dos meus bairros prediletos em São Paulo, o Ipiranga, é uma ótima região da cidade repleta de casas e casarões antigos, ruas largas e muita história. Afinal, o bairro é o berço da Independência do Brasil.
E a cada residência antiga que descubro por ali, fico ainda mais encantado com o bairro e com o carinho que seus moradores dão para suas casas. Muitas delas bastante preservadas.
É o caso deste simpático sobrado:
Como não ficar encantado com tão bela construção ? Localizada na Rua Lorde Cockrane, não tem como deixar de notar esta casa incrível construída bem no meio do quarteirão entre as ruas Costa Aguiar e Bom Pastor.
Erguida na primeira metade do século passado, a residência tem vários detalhes que a fazem muito especial. A começar pelo estado impecável de preservação que se encontra e pela ótima escolha de cores da fachada, um tom de areia com detalhes em verde escuro e também em branco.
No andar superior do imóvel, o primeiro detalhe que me chama a atenção é o pequeno nicho no frontão, logo acima das janelas. Ali repousa a imagem de Nossa Senhora das Graças. Esses pequenos altares ou capelinhas são bastante comuns em residências antigas, onde a devoção católica era exposta já na entrada da casa. Atualmente com uma pluralidade religiosa maior, muitas destas capelas ficam vazias quando se trata de residência outrora de católicos e atualmente ocupados por professantes de outra ou de nenhuma religião.

Na foto destaque para a capelinha e as janelas separadas por uma coluna.
Logo abaixo do altar duas pequenas janelas do que aparenta ser um quarto, sendo que estão separadas por uma pequena coluna salomônica entre elas. A opção de pintar a coluna e base dela de verde deu um grande destaque à área.
No lado direito ao das janelas uma pequena varanda onde podemos notar os cobogós pintados também de verde. Sob a tal varanda está a entrada casa, que também comporta a entrada de veículos. Uma outra garagem fica do lado esquerdo.
Soma-se toda esse esmero com a construção uma calçada bem cuidada e sem obstáculos e temos uma residência perfeita, não é mesmo ? O que você achou dela ? Comente!
Veja mais fotos da casa:
Atualização – 26/10/2018
De acordo com seu atual proprietário Laurindo Ayres, a casa foi construída há mais de 100 anos por seus avós, Bianca Maggie e Parise Puccetti.
Informações atualizadas com a colaboração dos leitores: Laurindo Ayres, Flávio Simões Lopes e Lucio Gomes Machado. A todos vocês meu muito obrigado!
Comentarios