Sobrado de 1929 – Rua José Antônio Coelho

Região paulistana constantemente massacrado pela sede das construtoras por terrenos para construir novos edifícios, a Vila Mariana ainda tem em suas ruas algumas construções antigas e charmosas espalhadas pelo bairro. Esse sobrado na Rua José Antônio Coelho é um ótimo exemplo:

Trata-se de uma preciosidade construída em estilo art déco e que está impecavelmente preservada. O imóvel tem destinação residencial na sua porção superior enquanto o piso térreo funciona como um estabelecimento comercial, no caso uma oficina mecânica.

Sua construção data do ano de 1929 e originalmente tinha dois acessos ao andar superior, sendo que a entrada do lado direito foi suprimida o que acabou dando mais espaço para a área ocupada pela oficina. É bem possível que na sua concepção original o sobrado tinha dois imóveis separados no andar superior e com o tempo foi unificado.

clique na foto para ampliar

Entre os detalhes preservados, chamo a atenção para os vidros coloridos, hoje bastante raros, que estão instalados sobre a porta de entrada ao sobrado e também os que estão instalados nas janelas e venezianas. Todas elas, aliás, bastante conservadas.

Um verdadeiro charme! Não tem como ver uma casa dessas e não se apaixonar, tanto pela sua arquitetura quando pelo cuidado em sua preservação por parte de seus proprietários.

De acordo com nossas pesquisas, nos anos 1960 o imóvel era ocupado por uma pessoa chamada Yolanda Laurito, cujo telefone à época era 7-3360.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

8 respostas

  1. que satisfação constatar a preservação deste imóvel e de tantos detalhes!! Muito bom ver isso!

  2. Hoje em dia é raro encontrar-mos imóveis antigos bem preservados como este!

  3. É interessante notar que à partir de um certo período, que eu não consigo precisar quando exatamente, os imóveis passaram a contar com as suas vidraças para o lado de dentro. Este, como se vê, já é nesse “estilo”. As casas anteriores, mais velhas, portanto, tinham, por via de regra, a parte de madeira por dentro e os vidros por fora.

  4. Não poderia deixar de comentar. Imóvel muito lindo e preservado. Parabéns ao proprietário.

  5. Eu construí do zero uma meia água em estilo antigo. As janelas, antigas, são de ferro. Foram restauradas e pintadas de azul Del Rey. Os vitrais são jateados, com desenho de folhas. Serão pintados com tinta vitral. Acredito que usarei um outro tom de azul para dar o devido contraste. No banheiro instalei uma pia da Deca dos anos 70 que peguei no entulho. Belíssima peça. Só não coloquei os adornos, como porta papel, saboneteiras e porta toalhas de louça porque não achei aqui na minha região. Mas coloquei acessórios brancos da linha colonial que encontrei a venda em uma loja aqui da minha cidade. o banheiro está todo branco com vitro basculante pintado em azul Del Rey e vidros canelados, o que da um charme a mais. Na área do chuveiro estou finalizando uma cortina fixa a um cano de PVC pintado em tom de cobre. A cortinha tem estampas o que dará um charme ainda maior ao banheiro. Na sala está instalado um lindo lustre de latão dos anos 70 todo original e em perfeito funcionamento. 60% da mobília aqui utilizada é antiga, sendo o móvel aparador o mais velho, com mais de 100 anos. Assim que concluir tudo aqui essa casa virá uma série pro meu canal no YouTube.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: