Sobrado – Rua Helvetia, 120

A Rua Helvetia, na região central de São Paulo, é um endereço em constante transformação. De endereço nobre, frequentado por Barões de Café, no início do século 20, passou pela leva de imigrantes nos anos 60 e mais recente a chegada dos usuários de drogas. No entanto a rua e sua região, mesmo com todas as dificuldades e crises, nunca perdeu a beleza que muitos de seus imóveis ostentam.

clique na foto para ampliar

Apesar de muito do casario antigo da Rua Helvetia ter desaparecido com o tempo, ainda existem algumas construções antigas muito bonitas para serem contempladas. Uma delas é este antigo sobrado, localizado no número 120 desta rua.

Construído no início do século 20, o velho sobrado ainda resiste muito bem conservado e com poucas alterações na fachada. As únicas modificações visíveis no exterior do imóvel são as duas portas criadas para dar acesso ao porão pela rua, que aparentemente foram transformados em cômodos.

O imóvel é bem cuidado e atualmente foi adaptado para receber várias famílias em pequenas habitações, em uma espécie de cortiço. Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, cortiço não precisa ser mal cuidado. E este imóvel é uma bela e digna residência.

clique na foto para ampliar

Chama a atenção que os detalhes da fachada, em volta das janelas são idênticos ao da construção vizinha à direita, que no geral tem traços que remetem a uma influência art déco.

Este imóvel é um bom exemplo de que é possível manter moradores de baixa renda em construções históricas preservadas, o que degrada um imóvel não é a alta ou a baixa renda do morador, mas sim o meio em que ele vive. Uma região da Luz recuperada é bom para todos.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

Uma resposta

  1. Este imóvel é prova cabal e irrefutável de que há espaço para todos viverem com dignidade na região central.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: