A Rua Florêncio de Abreu é um dos endereços mais antigos da Cidade de São Paulo, e faz juz a isto sendo repleta de sobrados, salões e até casarões antigos, boa parte deles do final do século XIX.
Porém a situação da grande maioria deles é uma penúria de dar dó. O descaso com a memória e o patrimônio histórico paulistano fica muito evidente na Florêncio de Abreu.
A grande maioria dos imóveis antigos, como este da foto, são ocupados somente no andar térreo enquanto o andar superior fica largado à própria sorte. Este sobrado, localizado no número 245 serve de estacionamento no térreo, como ilustra a imagem a seguir.
Enquanto o térreo recebeu pintura recente e está mais preservado, o andar superior teve até seu telhado já arrancado. As portas estreitas laterais, que serviam de acesso ao andar superior, aparentemente tiveram suas escadas removidas o que tornou o antigo andar superior em mera fachada, e inacessível.
Até quando a memória urbana paulistana estará destinada a um nível de descaso tão alto como este ? Será que nossos órgãos de proteção de patrimônio histórico como DPH e CONDEPHAAT tem conhecimento deste abandono ? Caso sim, não acham que está na hora de começar a agir, antes que não reste mais nada ?
O futuro das construções centenárias da Rua Florêncio de Abreu estão cada vez mais nebulosos.
Conheça outro imóvel catalogado nesta mesma rua:
Confira o local através de nosso mapa:
Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior
Comentarios