Sobrado Demolido – Rua Darzan, 333

Hoje em São Paulo encontramos inúmeros sobrados geminados novos à venda, espalhados pela cidade. São principalmente construções feitas como condomínio fechado para quem não está interessado em morar nos apartamentos tradicionais, mas procura um local sem trânsito direto, com alguns benefícios do condomínio predial.

Os sobradinhos de hoje são basicamente construções de blocos de pouco espaço interno e acabamento padronizado e de baixo custo, muito diferente dos sobrados que eram construídos em nossa capital até algumas poucas décadas atrás.

O sobrado da foto, localizado no número 333 da rua Darzan, em Santana, é um exemplo notório de como nossas construções mais antigas eram muito melhores que as atuais. Notem na fotografia do imóvel como a construção era sólida e bem executada. A fachada de pastilhas azuis dá uma beleza ao imóvel (infelizmente vandalizada pelos pichadores), traços arquitetônicos simples mas agradáveis, garagem ampla, edícula ao fundo e portões baixos, do tempo em que eles não precisavam ser barreiras intransponíveis para evitar a criminalidade.

O imóvel é aquilo que podemos chamar de uma residência perfeita de classe média, e mesmo assim está desocupado há alguns anos. Porque será ? O trânsito da rua Darzan é complicadíssimo, de mão única e proibido estácionar durante a semana, o que dificulta muito os interessados. Mas ver esta bela construção ainda de pé é uma esperança para que a casa tenha um futuro melhor, abrigando uma família ou um estabelecimento comercial.

Atualização 30/06/2012:
A informação que recebemos do leitor PV Feoli há pouco tempo atrás estava correta, o antigo sobrado foi demolido. Mesmo sendo uma construção confortável e em boas condições para ser recuperada o destino foi a demolição. Retornamos ao local e registramos uma fotografia do terreno já sem o imóvel.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

5 respostas

  1. Aparenta ainda ter um bom espaço aberto aos fundos, o que diminuiria o problema da restrição a estacionamento na rua para um eventual comprador. Mas nessa época em que o respeito à propriedade alheia parece estar um tanto deixado de lado acabam fazendo falta umas grades mais altas para dificultar o acesso de pichadores e outros vagabundos.

  2. Fico muitotriste porque estas construções antigas sao historicas merecem ser preservadas como Patrimonio ! Douglas Parabéns! So fico triste porque uma restauração pra estes sobrados antigos iria ser uma preciosidade da arquitetura eu moro num sobrado antigo na Rua Darzan com aquele estilo europeu de arquitetura sabe mas nao pode estacionar porque e uma das ruas q da acesso a Bras leme, dr zuquim e outras principais a nao ser q coliquem em pratica o plano de desapropriação pra continuar a bras leme e ai sim todas as casas inclusive a minha seriam demolidas!

  3. Morei na mesma rua do sobrado demolido. Esse imóvel morava o Senhor Carolino que era proprietário de dois carros esportivos da marca Alfa Romeo parecidos com o Porsche 911 fabricado em 1964 e um fusca com direção inglesa, volante do lado direito.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: